Dando prosseguimento à temporada anual de eventos juninos, a “Quadrilha da Mió Idade” apresentou-se sábado e domingo (07/07 e 08\07), nas festas dos bairros de Santa Paula e Zacarias (sábado) e Bambuí (domingo). Com um CD gravado especialmente para a quadrilha, com canções juninas e músicas sertanejas, o grupo despertou a atenção do público nas localidades onde se apresentou, em palcos montados pela Secretaria Municipal de Turismo e associações de bairros.

Ao som de “O casamento de Antonio”, “O balão vai subindo”, e outras, e sob a coordenação da secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo, a Quadrilha da Mió Idade” exibiu a sequência de passos que fez sucesso em Santa Paula, mostrando disposição e alegria já na primeira apresentação deste final de semana. Anarriê, a la vantour, a grande roda, coroa de espinhos, cumprimento de comadres e cumprimento de comprades,  cestinha, touxinha, serrote, túnel e despedida com agradecimento ao público foram os movimentos executados, que receberam muitos aplausos.

Viviane Cardoso, 45, e a nora Mariana de Almeida, 25, moradoras de Santa Paula, acharam a apresentação maravilhosa. “Todo ano viemos a esta festa, onde a presença da quadrilha é um dos pontos altos”, comenta Viviane, que estava também acompanhada dos amigos Ana Maria Borges, 75, e Teles José, 68, moradores do bairro e admiradores da quadrilha. “Me lembra minha juventude no subúrbio do Rio”, disse José.

Na comunidade pesqueira de Zacarias, a festa, promovida pelo comerciante José Marins, o Dedé, existe há quase 10 anos, e conta com o apoio da Secretaria de Turismo. “Contratamos as mehores bandas locais de forró pé de serra, som preferido do público. Ano passado, foi o “Ta tudo em Casa”É uma alegria poder oferecer todo ano esse evento à comunidade”,  disse.  O professor de Educação Física Moura Silva, 53 anos, acompanhou a quadrilha com a esposa Edna, 50, e as filhas Laís, 7, e Elisa, 3 anos. “Tenho parentes aqui, e todo ano venho a essa fessta, que familiar, coisa difíccil de ver hoje em dia”, declarou.

A dona de casa Beatriz Soares Costa, levou as quatro filhas e a mãe, Beatriz, de 79 anos, para assistir à quadrilha. “É tudo muito bom, o forró, a festa, a quadrilha. Antigamente, minha mãe vinha até sozinha assistir, de tanto que gostava. Mas teve três AVCs e também está com Alzheimer. Mesmo assim, insistiu que a gente a trouxesse”, completou.

O arraiá montado pela secretaria de Turismo proporcionou uma festa que durou três dias, com apresentação da Quadrilha da Mió Idade no domingo. “Temos agora 15 unidades, com dezenas de atividades para o idoso, que se dedica ao que faz. Para a quadrilha, ensaiamos todo ano. A maioria, no terceiro ou quarto ensaio, já aprendeu a sequência da dança, a música e os passos”, concluiu a secretária Lezirée Figueiredo.