O Natal Iluminado de Maricá entra na terceira semana de programação já se apresentando como um fator de impulsão estratosférica para a economia da cidade. Para se ter uma ideia, apenas no último sábado (30/11), cerca de 30 mil pessoas passaram pela orla de Araçatiba, segundo os cálculos da Secretaria de Turismo, atraídas pela árvore de Natal flutuante e pelo desfile natalino.

Nem os próprios comerciantes esperavam uma aceitação tão rápida e com tamanha magnitude. Falar em 100% de aumento na comercialização de produtos no entorno da festa é redundância. O gerente da recém-inaugurada Nápoles Pizza, Lucas Ferreira, é um dos que estão comemorando o forte movimento proporcionado pelo investimento da Prefeitura na festa de Natal. “O aumento do movimento no início já foi bom, mas desde que a árvore de Natal foi inaugurada nosso faturamento triplicou”, analisa Lucas.

“Temos clientes aqui que vieram do Leblon e de Botafogo, no Rio, e de Niterói para ver a festa. É uma abrangência externa, o que movimenta muito. O nosso lucro no Natal já chegou a 100%, sem dúvidas. E a expectativa é de mais no ano novo nessa nova Búzios”, comemora o gerente, que empregou três pessoas a mais apenas para o período natalino.

Cristina Vieira é sócia de um dos vários food trucks instalados nas proximidades da pizzaria, em Araçatiba, e confirma o sucesso da programação do Natal Iluminado. “Nessa época triplicamos o atendimento porque a demanda é muito grande e vendemos mais que o normal”, analisa. “Isso é muito bom porque gera emprego. Eu, por exemplo, tive que contratar mais duas pessoas para essa época. Com quase 100% de aumento a gente precisa se preparar”, concluiu Cristina, que no último sábado zerou todo o estoque que tinha bem cedo. “Daqui para a frente vamos replanejar”, emendou.

Até para os artesãos o público trazido pelo Natal Iluminado está representando um crescimento real. “Eu vendia uns 20 tapetes, e depois dessa organização toda, essa iluminação, eu passei a vender mais de 50 tapetes por dia. Espero passar mais tempo aqui, porque tá muito legal”, comentou Luciana, moradora de Jacaroá.

Juçara Pires vende churros na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu, há um ano. O local também recebeu decoração especial por conta do Natal Iluminado e já registra um aumento de público. “Eu já conto 60% de aumento no meu negócio nessa época, só nesses últimos dois meses, e só melhora. Vamos chegar a 100% até o Ano Novo, sem dúvida”, contou.

O “tio do pula-pula” como Alfredo da Paz é conhecido na Praça do Ferreirinha, disse que os tempos são de fartura, com a presença do Natal. “Papai Noel está constantemente aqui, trazendo bastante gente para cá. Antes eu vendia entre R$ 100 a R$ 150 por dia, agora chego a até R$ 300 e ainda estamos no início do mês”, completou Alfredo.

Na praça do Ferreirinha, o pipoqueiro Jorge Alexandre Santos atesta o crescimento. De acordo com ele, após a reforma da praça o local já havia se tornado atrativo para visitantes, mas o Natal chamou ainda mais gente.

“Aqui se tornou um lugar especialmente atrativo depois da reforma da Prefeitura, chegou teatro, parque novo, tudo novo. Agora, com o Natal Iluminado, tem bem mais movimentação”, contou, calculando um crescimento de vendas em torno de 70%.