O Cineteatro Henfil, no Centro, ficou pequeno nesta segunda-feira (09/07) na cerimônia de entrega de certificados para os 246 alunos dos cursos de Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Assistente administrativo, Operador de Computador, Maçarico, Instalador de Sistema Drywall, Soldador de Aço Eletrodo Revestido, Técnicas de Içamento de Cargas Riggers e Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão. Contratados pela Prefeitura e ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), todos os cursos fazem parte de programas de qualificação profissional e são oferecidos gratuitamente à população em três polos (Inoã, Itaipuaçu e Condado).

“É muito importante que nós, enquanto governo, realizemos obras, façamos asfalto, construamos pontes e temos feito isso. O legado mais importante que esse governo pode deixar para Maricá é o investimento em educação e o investimento na formação das pessoas”, afirmou o secretário de Trabalho, Reginaldo Mendes Leite. “Contratando o Senai buscamos atender a uma parcela significativa da população do município com cursos de qualidade. Oferecemos capacitação e estamos buscando junto às empresas que estão vindo para Maricá que utilizem mãos-de-obra local e principalmente que contratem pessoas que fizeram esses cursos do Senai”, explicou.

Para Tereza Brum, Coordenadora Operacional de Educação Profissional do Senai Niterói, é uma satisfação participar de uma cerimonia com um número tão expressivo de alunos certificados. “Essa parceria que temos com a Prefeitura já vem de longa data, já estamos no terceiro contrato e é muito gratificante ver turmas com números tão pequenos de evasão”, elogiou. “Nosso grande objetivo é formar profissionais para trabalharem na cidade de Maricá sejam eles contratados na indústria, no comércio ou abrindo seus próprios negócios. É sempre bom destacar que estamos proporcionando a população de Maricá uma capacitação profissional em vários segmentos como alimentos, eletricidade, metalurgia, mecânica, entre outras. E, todas com certificação reconhecida em todo território nacional”, ressaltou.

O Professor de Gestão do Senai há cinco anos, João Rosendo, falou do carinho que tem com a cidade e os seus alunos.  “Tenho um amor muito grande por Maricá, não é a primeira vez que eu atuo aqui”, contou. “Estamos prestes a formar nossa turma de Assistente Administrativo já com ênfase na nova metodologia do Senai, voltado para a indústria 4.0, colaborando para que esses alunos além de aprenderem a sistemática normal de trabalho na empresa compreendam todo o significado das mudanças que estão ocorrendo no mercado”, completou. “Estamos preparando profissionais para os desafios que temos no dia a dia no ambiente corporativo”, garantiu o professor.

Um dos alunos certificados da noite, o segurança Girlei Marques, de 40 anos, morador de Ponta Grossa, se capacitou em Maçarico no polo do Condado falou sobre a importância do certificado. “O curso é excelente tanto no que diz respeito ao professor como em relação ao material que nos foi fornecido para praticar. Só tenho elogios. Acredito que um curso deste nível não seja barato e o fato de ser oferecido gratuitamente pela Prefeitura foi o que tornou possível me inscrever e frequentar as aulas. Não tenho duvidas que o conhecimento adquirido será um facilitador para que eu possa entrar no mercado e conquistar uma oportunidade nesta área. Inclusive já vislumbro a possibilidade de trabalhar no porto de Jaconé”, projetou Girlei afirmando em seguida que já pretende se matricular em outros cursos oferecidos no programa.

“Esse é um momento de alegria para Secretaria de Trabalho porque esse é um trabalho diário em cada um dos três polos no que se refere a logística, aulas, atendimento, frequência de cada aluno e hoje é um momento que nós temos para festejar esse programa de Qualificação Profissional que ajuda a população de Maricá cada vez mais à buscar o conhecimento e a profissionalização”, comemorou a subsecretaria de Trabalho Arilda Rocha, acrescentando ainda que na próxima quarta-feira (11/07) a pasta terá uma reunião junto ao Senai com o objetivo de ampliar ainda mais a parceria, incluindo cursos de áreas que ainda não foram atendidas dentro do programa de qualificação profissional.