Fotos de Clarildo Menezes

Em seu terceiro ano desfilando na Avenida Intendente Magalhães, a União de Maricá obteve seu melhor resultado na Série Prata do carnaval, ficando em quarto lugar na classificação geral – União de Jacarepaguá e Arranco ficaram com as duas vagas na Série Ouro em 2023. Apresentando o enredo “A revolução pela alegria, uma ópera popular”, de autoria do carnavalesco Renato Figueiredo, a escola fez um bonito desfile no último sábado (30/04), com integrantes empolgados e belas alegorias e fantasias. Problemas com um dos carros, no entanto, prejudicaram a passagem da agremiação pelos jurados.

Na terça-feira (03/05), a quadra da União foi tomada pelos foliões, que acompanharam a apuração dos resultados num telão, com direito a “esquenta” com a bateria Maricadência e os intérpretes Matheus Gaúcho e Ito Melodia. Iniciada a leitura das notas, a confiança no título subia a cada quesito, com muita vibração e trechos do samba-enredo entoados na sequência de cada dez recebido pela agremiação.

A abertura dos envelopes do quesito Alegorias foi como um balde de água fria no ânimo dos torcedores: quatro notas 9,9 custaram a perda da liderança, até então dividida com a União de Jacarepaguá. Décimos preciosos foram tirados também pelos avaliadores de Evolução e Harmonia, adiando para 2024 o sonho de levar a escola para a Marquês de Sapucaí.

Objetivo de representar bem a cidade foi atingido, diz carnavalesco

Carnavalesco da escola, Renato Figueiredo lamentou os problemas técnicos que custaram pontos, mas lembrou a máxima de que “carnaval se ganha e se perde na avenida”. “De qualquer forma, o reconhecimento da União de Maricá como um instrumento de representatividade maricaense foi uma grande vitória. Hoje, podemos afirmar que temos uma escola, sim: de arte, cultura, cidadania e samba”, celebrou Figueiredo, acrescentando que já começa os preparativos para o carnaval de 2023.

Secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher de Maricá, João Carlos de Lima, o Birigu, destacou que a União de Maricá sai do desfile com musculatura para voos mais altos, mesmo com a dificuldade de montar um carnaval em meio à pandemia de Covid-19.

“Conseguimos regularizar a documentação da escola, construir uma nova quadra e botar um lindo desfile na Avenida. Assumimos a responsabilidade de substituir o saudoso Mauro Alemão, tarefa nada fácil, em apenas cinco meses. O resultado final é fruto de erros em detalhes, quem erra menos se beneficia. Posso afirmar que fizemos um desfile digno de uma grande escola “, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here