A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira (25/07) o mini curso sobre Diversidade e Gênero até o dia 29 de julho, das 9h às 13h, no auditório do Banco Mumbuca, para qualificar cerca de 200 profissionais, da área administrativa, assistentes sociais e psicólogos, com foco no respeito à diversidade e gênero.

As aulas são ministradas pela pedagoga e mestre em políticas e gestão pública, Iracema Miranda, e busca facilitar o diálogo entre os profissionais da Secretaria de Assistência Social (SMAS), informar sobre leis, direitos e conquistas da população LGBTQIA+, além de promover o enfrentamento a todas e quaisquer formas de violência, discriminação e preconceitos, entre outros.

“Temos na assistência um departamento de atendimento às famílias e à população LGBTQIA+. O curso visa formar os profissionais da Assistência para a desconstrução de estigmas sobre a identidade de gênero, refletindo sobre o acesso aos direitos básicos dessa população que sofre diferentes tipos de violência, dentre elas institucional e familiar”, explicou.

Tratamento adequado

Agente da Casa Abrigo, Morena Marina Aunir ressaltou a importância de saber mais sobre gênero, diversidade sexual, direitos e a saúde de pessoas LGBTs. “Está sendo um grande aprendizado, pois abrange diversos assuntos que desconhecemos e saber como lidar, a forma de tratar é muito importante. Eu atendo um usuário na Casa Abrigo que tenho dúvidas em como tratá-lo”, destacou.

A assistente social Luana Reis destacou a capacitação com a capacidade de refletir sobre o tratamento adequado.

“É fundamental capacitar os servidores para estarmos cada vez mais aptos para atender os nossos usuários com toda a diversidade que existe. Que todos estejam bem preparados para lidar com as diferenças e que não ocorra nenhuma violação de direitos”, afirmou.