Casa da 1ª à 3ª Idade diploma primeira turma em Corte e Costura

Primeira-dama Rosângela Zeidan(à direita)prestigia formandos de 'Corte e Costura'.

A secretaria municipal de Ações para Idosos, através da Casa da 1ª à 3ª Idade de Maricá, formou hoje (27/06), sua primeira turma do Curso Básico de Corte e Costura. Treze alunas receberam o certificado de conclusão do curso num evento que contou com a participação da primeira dama Rosangela Zeidan e da secretária de Ações para Idosos, Lesirée Rejane de Figueiredo, além de alunos, professores e funcionários da Casa.

As alunas desfilaram com vestidos, saias, blusas e bolsas confeccionadas por elas e todas as peças foram muito elogiadas pelo público. A secretária Lesirée agradeceu a presença de todos e adiantou que as aulas de Corte e Costura são mais um caso de sucesso do projeto: “Este é um entre as dezenas de cursos e atividades que a Casa da 1ª à 3ª Idade oferece. Vejo as alunas bastante satisfeitas e esta é a proposta principal do nosso trabalho: o resgate da autoestima”, declarou a secretária, que destacou ainda a oportunidade das alunas exporem seus trabalhos num dos principais pontos turísticos da cidade – O Mercado das Artes. “O nosso box no Mercado está à disposição para a comercialização dos trabalhos”, informou.

Cooperativa

Já a primeira dama Rosangela Zeidan reforçou que o curso é “mais uma alternativa de atividade para a terceira idade, como terapia e geração de renda”. A primeira-dama acrescentou que a ideia de uma cooperativa para esse tipo de atividade em Maricá não está descartada. “Resgatar essa profissão seria importante para a sociedade”, enfatizou.

As alunas Ivanilda Soares Cavalcanti, 56 anos, moradora do Parque Nanci, Carmem Lúcia, 62, moradora da Mumbuca, e Leandra Cardoso, 37, moradora de São José do Imbassaí, foram algumas das alunas que desfilaram com modelos feitos com as técnicas que elas aprenderam no curso. Leandra, que é promotora de vendas, afirmou que pretende aplicar as lições do curso em peças para vender. “Vai ser uma ajuda na renda da minha família”, disse.

Outra aluna que pretende comercializar suas confecções é a aposentada Maria Bernadete, 54 anos, moradora de Inoã. "Vou confeccionar roupas e fazer reparos, coisa que a gente quase não vê mais por aqui. Quero resgatar essa tradição”, afirmou.

Iracema Costa Sá, moradora de Bambuí, declarou que o que mais gostou no curso foi aprender a fazer bolsas. Um dos modelos que criou é curioso e muito prático: em uma face é bolsa e, em outra, toalha de praia. Iracema pretende comercializar o produto no Mercado das Artes e sob encomenda.

Segundo as professoras Elizabeth Baldow e Adelir Costa, costureiras há mais de 30 anos, a profissão precisa ser valorizada. “Aqui nós ensinamos os primeiros passos: o curso dura três meses, com duas aulas por semana. Durante esse tempo, elas aprendem a escolher os tecidos, as linhas, os moldes, o tipo de corte para cada roupa, e a usar a máquina de costura. Nossas turmas para o segundo semestre já foram preenchidas”, disseram.

A Casa da 1ª à 3ª idade fica à Rua Clímaco Pereira, 269, Centro, Maricá. Tel: 3731-0589.