Sabe o que é febre amarela? Quais os sintomas, como é a contaminação? Não? Então, essas e outras dúvidas são esclarecidas neste manual que preparamos para você. Desde 1942 não é registrado nenhum caso de febre amarela urbana no Brasil. Todos os casos confirmados são silvestres (infecções na área rural, em áreas de matas) onde vivem os macacos (principalmente os bugios) que hospedam o vírus transmitido pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Em Maricá, foi confirmado um caso de febre amarela silvestre e a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a vacinação com a busca ativa, ou seja, as equipes vão de casa em casa em locais de difícil acesso para imunizar essa população que vive próximo às áreas de mata e bloquear a infestação da doença. É importante deixar claro que esse mosquito é silvestre, ele não sai da mata e por isso que as ações são realizadas nesta área de proteção.

Desde o dia 19/04, mais de 25 mil pessoas foram vacinadas na região do distrito de Ponta Negra e no Posto Central (distrito Centro). Ou seja, a vacinação já atingiu 80% da área de bloqueio e, assim que chegar a 100% de cobertura, a vacinação será ampliada para outras localidades do município. A meta é vacinar toda a população até meados de maio.

Seguem os links com perguntas e respostas sobre a doença:

O que é?

Diferença entre febre amarela urbana e silvestre

Morte de macacos e sintomas

Tratamento e como evitar

Quem pode contrair a doença silvestre?

Quem deve se vacinar?

Áreas de risco

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here