Foto: Leonardo Fonseca

Inaugurado pela Prefeitura de Maricá em maio deste ano, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Laboratório de Pesquisa e Inteligência Ambiental recebeu nesta segunda-feira (22/08) a visita de especialistas da Maricá Biotec, empresa de biotecnologia recém-criada pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).  A  equipe foi ao local para conhecer as instalações dos seis laboratórios onde são feitas análises em amostras de água coletadas em lagoas, rios e canais da cidade. Nessas ações são encontradas partículas de microplástico, de matéria orgânica em decomposição, de nutrientes, entre outras.

“O termo da pesquisa de desenvolvimento e inovação entre a Codemar, UFF e a colaboração da equipe da Biotec é algo inovador e dinâmico porque busca sempre atender os anseios da comunidade de Maricá no aspecto socioeconômico, ambiental e de saúde. É um convênio bem global”, afirma Leonardo Lima, diretor de pesquisa da Maricá Biotec.

Parcerias com instituições nacionais e internacionais

Pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) trabalham em parcerias com instituições nacionais e internacionais para trazer tecnologias inovadoras para Maricá. “Resolvendo um problema ambiental, você acaba solucionando uma questão de saúde pública lá na frente. É uma parceria que está dando super certo e nós temos tido casos de sucesso. Espécies invasoras que não têm origem em Maricá estão diminuindo enquanto outras estão aparecendo, registrando, assim, um aumento da diversidade na fauna. São reflexos de um trabalho que está começando a aparecer, embora seja realizado desde meados de 2020”, acrescenta Leonardo.

Pedro Sant’Anna, aluno da graduação e estagiário do laboratório de pesquisa, criado em parceria com a UFF, explica que após a aplicação dos bioinsumos foi possível acompanhar o desenvolvimento de espécies, como crustáceos, na Lagoa de Araçatiba. “A técnica de utilização dos bioinsumos auxiliam a balancear o desenvolvimento das espécies. O processo ajuda na revitalização e no equilíbrio total da lagoa”, destaca Pedro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here