As apresentações foram animadas- Foto: Rodrigo Pereira

O Dia Internacional do Idoso, embora celebrado em todo mundo em 01/10 (data da criação do Estatuto do Idoso, pela Lei Federal 10.731) foi comemorado na segunda-feira (02\10) em Maricá, pela Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, em parceria com a Secretaria de Turismo.

Uma grande tenda foi montada na Praça Conselheiro Macedo Soares (Centro), com cartazes e galhardetes divulgando o evento. O evento aconteceu entre 9h e 12h e incluiu atividades desde o Tai-chi-chuan (Tao Lo de Leque e Tao Lo 8 Formas, com os professores Nelsimaycon e Thiago Gomes), à dança do Ventre (professora Christiane Zahra) e à dança Cigana (professora Cecícila Barros), com cerca de 25 alunas cada.

A professora Erika Pinto, 37 anos, comandou cerca de 30 alunos nos ritmos americanos e caribenhos. Os grupos musicais Wonderful (que canta músicas em inglês) e “Alegria de Viver” (em português), comandados pela professora Nina, sacudiram literalmente o público com hits dos anos 60 aos 80 (“Twist and Shout”, “What a wonderful world”, “I just called to say y love you”, “Lets twist again”, entre outros). Houve também apresentação de 30 alunos de Zumba (ritmos caribenhos e americanos, com a professora Erika).

Uma das mais animadas e emocionadas pelas apresentações foi a secretária Lezirée Figueiedo. “Esse evento, embora em menor número (temos mais de 4 mil idosos cadastrados), representa efetivamente a qualidade do que estamos realizando com a Terceira Idade em Maricá, muito além do que prescreve o Estatuto do Idoso. Em Maricá, há anos os idosos são tratados com respeito, dignidade e afeto”, concluiu.

Não apenas idosos que passavam por ali, mas também jovens pararam para presenciar e admirar o vigor da terceira idade. João Fernandes Vitorino, 83 anos, está em fase pré-operatória, mas admira a vitalidade dos idosos de hoje em dia. “Já foi tempo em que o idoso vivia recolhido, vendo televisão. Eu mesmo,já joguei muito futebol de várzea”, afirmou.

Valdevino Santos, 77 anos, vendedor ambulante, diz que o idoso precisa se movimentar. “Ando a pé todos os bairros centrais de Maricá, vendendo sorvete. Não tenho problemas de coração nem de circulação. Minha pressão arterial é de menino, 12 por 8”, completa.

As comerciárias Larissa Procópio, 24 anos, moradora de São Gonçalo, e Joana Íris Carvalho, 28, moradora da Mumbuca, acham que a questão do idoso melhorou muito em Maricá e que outras cidades precisam seguir o exemplo. “Ainda vemos idosos serem ignorados por motoristas de ônibus, no município. No mais, Maricá está de parabéns e merece ser imitado por outras cidades do país”, concluiu Joana Íris.

Evento foi organizado pela Secretaria de Políticas para Terceira Idade – Foto: Rodrigo Pereira
Foto: Rodrigo Pereira

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here