Terminaram nesta segunda-feira (09/10) as inscrições para o prêmio Novos Pesquisadores da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações que envolve estudantes da educação básica no campo da pesquisa científica, através da produção de artigos científicos. O prêmio é aberto a alunos das redes de ensino pública e privada do município divididos em duas categorias onde estudantes e professores-orientadores serão premiados com notebook. O lançamento oficial ocorreu na última sexta-feira (06) no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).

A solenidade teve a participação de diretores de escolas e alunos, além de professores e pesquisadores da cidade. Um deles foi o geógrafo Marcos Freitas, professor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) da UFRJ, que foi morador de Maricá nos anos 1990. “É bacana ver o governo investindo em pesquisa nesta cidade que vislumbra o crescimento através do petróleo, pois no futuro será fundamental a capacidade técnica de usufruir do mineral. Uma ideia nova pode valer muito neste momento”, ressaltou Freitas.

Elton Jorge da Rocha Rodrigues, doutor em Química pela UFRJ, também participou do lançamento junto à doutora em Oceanografria pela UERJ, Cássia de Oliveira Farias, que foi aluna do C.E.M. Joana Benedicta Rangel, no Centro. “Maricá tem sido muito citada no meio acadêmico e que é fundamental essa iniciativa. Eu sou fruto da base que tive em Maricá”, disse ela. Para o subsecretário Marcos de Dios, o prêmio também ajuda a fomentar a pesquisa com apoio público.

A secretária de Educação, Adriana Costa, acredita que o prêmio como uma oportunidade única para os estudantes. “Os estudantes terão a chance de nos provocar. Então, nos provoquem! Saiam de dentro da escola e pesquisem sobre a sua cidade”, incentivou ela. Sérgio Mesquita apontou os frutos que poderão vir da iniciativa: “Podemos melhorar a condição de vida dos moradores, pensando novas soluções”, acredita o secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações. Também participaram da abertura o vice-prefeito Marcos Ribeiro, a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, e também Felipe Prima, diretor de uma das escolas privadas participantes.

Lançamento do projeto aconteceu no CEU – Foto: Elsson Campos
Foto: Elsson Campos