Histórias pra Boi Dormir foi a atração do CineHenfil - Foto: Fernando Silva

O Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, e o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, foram palcos de dois incríveis, porém bem diferentes espetáculos que levaram um grande público ao teatro no último final de semana (7 e 8/10). No primeiro a criançada pode se divertir com a peça “Histórias pra boi dormir”, da companhia carioca Mimos Brasil, que encantou a todos com uma história alegre, divertida e recheada de belas e inocentes canções de ninar. Já o segundo trata-se da obra “A corrente de Eléia”, da companhia Os Ciclomáticos, classificação 16 anos, que apresentou uma narrativa perturbadora e cheia de desdobramentos, capaz prender a atenção da plateia e provocar vários momentos de reflexão e inquietação. Ambos os espetáculos fazem parte do projeto “Maricá em Cena” da Secretaria de Cultura.

O diretor José Soares afirmou que “Histórias para boi dormir” é um espetáculo bem simples dentro daquilo que se propõe uma obra infantil. “É característica da nossa companhia sempre que apresentamos uma história para crianças nós utilizamos várias linguagens comuns ao teatro, como bonecos, mimicas, músicas, narrativas, entre outros”, afirmou José. “Quando o trabalho é para o público infantil nós buscamos torná-lo ainda mais lúdico, mais mágico e isso acaba encantado as crianças, mas também os adultos”, frisou o diretor. A atriz Márcia Valença que dá vida a uma das personagens também falou sobre a narrativa da obra.  “A obra é uma contação de história que pega contos do folclore mundial. Tem conto da Itália, tem um que é do interior do Brasil, outro de origem indígena, então nós fazemos esse caldeirão”, explicou Márcia. “Minha personagem fica tentando fazer o boi dormir e no final ela descobre um método infalível, que todo mundo conhece, pra fazer o boi dormir”, adiantou a atriz sem revelar o tal método.

Silvia Cantuaria, que estava acompanhada das sobrinhas Julia de 14 anos e Bruna de 7 anos, afirmou que sempre prestigia as peças apresentadas no Cine Henfil, principalmente as peças infantis, pois acredita na importância de apresentar cultura as crianças. “É fundamental que adultos e principalmente crianças tenham contato com o teatro e o fato do Henfil ser gratuito é um ótimo estimulo”, afirmou Silvia enquanto aguardava o início do espetáculo Histórias pra boi dormir. “As crianças adoram e por isso sempre que eu posso eu venho e trago todo mundo”, frisou.

Já o autor Ribamar Ribeiro que além do texto também assina a direção de “A corrente de Eléia” classifica sua obra como necessária, pois fala de liberdade de expressão, liberdade de pensamento e questões referentes a censura. “É a história de uma mulher que no passado foi torturada e anos depois se vê novamente a mercê de seu algoz e dai, diante desse reencontro com seu torturador, todos os acontecimentos anteriores vão trazendo novos desdobramentos e conduzindo a narrativa por momentos de conflitos até um final surpreendente que é preciso assistir para saber”, afirmou Ribamar. “O público fica muito próximo do espetáculo e acaba se tornando parte dele como um observador das torturas vividas pela personagem principal, o que torna tudo ainda mais intenso”, explicou. Sobre o teatro do CEU o diretor aprovou o local como mais uma opção para a população de Maricá. “Estou encantando com esse espaço”, elogiou.

Rafael Silveiro, de 33 anos, morador de São José, disse que já está acostumado a ver peças apresentadas no Cine Henfil e que o teatro do CEU está aprovado. “Quanto mais espaços na cidade voltados para cultura melhor”, afirmou Rafael. “Eu já acompanho Os Ciclomáticos há algum tempo e achei o espetáculo de hoje incrível”, destacou. “Todas as peças deles nos surpreende e essa é uma obra muito forte, perturbadora e eu super recomendo”, indicou.

O Cine Henfil fica na Rua Domício da Gama, 291, esquina com Alferes Gomes, no Centro e o CEU na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, Km 28 – Antes do Portal de Maricá. A programação cultural de ambos pode ser conferida no site da Prefeitura de Maricá (www.marica.rj.gov.br), além das redes sociais da Prefeitura ou da secretária de Cultura.

“A corrente de Eléia” encantou o público no CEU – Foto: Fernando Silva