Bispo de Cadas Novas (GO) Dom Antonio Piber com grupo da Casa do Idoso Mais Feliz - Foto: Divulgação

O bispo católico de Caldas Novas (GO), Dom Antonio Piber, visitou nesta quarta-feira (30/08), a unidade Centro da Casa do Idoso Mais Feliz. O convite foi feito pela professora de Dança Cigana Cecília Barros, quando da visita de sua turma à inauguração da Capela de Santa Sara de Kali, a primeira das Américas, no dia 24 de maio deste ano. O franciscano foi recebido pelo coordenador da casa, Raphael Antunes, que representou a secretária de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo. O sacerdote ficou encantado com o trabalho realizado pela secretaria. “Nunca vi um número tão grande de atividades gratuitas em uma só casa”, disse ele.

Nascido no Rio Grande do Sul, Dom Antonio Piber já viajou e morou em diversos estados, como Bahia, São Paulo e Goiás, onde exerceu um trabalho voltado para as comunidades. “Já fui eremita, recluso em mosteiros. Um dia, tive uma revelação e percebi que tinha de estar em contato com meu semelhante, para levar a palavra de Deus. E fui escolhido como missionário”, contou. “Em Goiás, morei quatro anos em acampamentos ciganos, para catequizar e aprender o modo de vida da etnia Kalã. O Brasil do interior não é o Brasil da mídia, porém é rico de sabedoria popular, então se aprende muito nessa troca de experiências”, disse o bispo, que também é historiador. “Os ciganos são um povo muito antigo. Originários do norte da Índia,migraram para o Egito, de onde foram expulsos, séculos depois, por um sultão muçulmano. De lá, espalharam-se pelo Leste Europeu (etnia Rom),sendo que alguns milhares foram para a Europa Ocidental, Portugal e Espanha (etnia Kalã, ou Kalé, Gitano ou Boemia). Hoje,estão espalhados pelo mundo. Essa, é a diáspora do povo cigano”, disse.

As alunas da professora Cecília fizeram uma apresentação de dança para o bispo, que veio acompanhado dos advogados Renato e Fernanda Araújo, proprietários do sítio em Monjolos (SG) onde foi erguida a Capela de Santa Sara. “A construção da capela foi cumprimento de uma promessa feita à santa, devido a uma graça alcançada pela minha esposa”, disse Renato. Dom Antonio Piber abençoou o grupo e também ministrou orações individuais aos solicitantes. As alunas de Dança do Ventre foram convidadas a se apresentarem nos dias 12/10, dia de N.Sª Aparecida, padroeira do Brasil, no sítio em Monjolos, e 15/10, no Teatro Carequinha (SG), dentro do evento Outubro Rosa.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here