Secretário André Braga participou do Encontro de Gestores de Políticas Públicas de EcoSol, em São Paulo - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá participou do Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Políticas Públicas de Economia Solidária, que aconteceu entre os dias 29 e 31/08 em São Paulo. O evento foi promovido pela coordenação executiva nacional da Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária e contou com a participação de dez Estados (PE, CE, PB, BA, MG, SP, RJ, SC, RS e TO), mais as cidades de Joinville (que já era membro do comitê gestor da Rede) e Maricá. O município foi convidado a participar de um Encontro para Gestores de Governos Estaduais e na ocasião o secretário de Economia Solidária, André Braga, foi convidado a fazer parte da coordenação executiva da rede.

A mesa de abertura contou com a participação e representação da secretária do Trabalho e Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia, Olívia Santana; da representante da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo do Ministério do Trabalho e Emprego, Viviane Anze; da coordenadora técnica do projeto da Rede de Gestores, Valéria Blumer; do prefeito de Araraquara (SP) e também vice-presidente da temática EcoSol da Frente Nacional dos Prefeitos-FNP, Edinho Silva. A primeira mesa do debate, que deu início aos três dias de atividade, teve como tema “Cenários e Conjuntura Política Atual”. As palestras foram feitas pela representante do Dieese, Angela Schwengber e pelo prefeito Edinho Silva.

A Rede de Gestores de Políticas Públicas de EcoSol, dentre suas várias metas e missões, busca a realização de processos participativos que sistematizem e fortaleçam as políticas públicas de Economia Solidária no país, ampliando os espaços de articulação e integração nacional. Trata-se de uma alternativa de modelo econômico de desenvolvimento sustentável e uma opção de saída para crise estrutural econômica e social do país. “A proposta é promover a troca de experiências, o intercâmbio entre as esferas de governo, o diálogo e o debate sobre a implantação, ampliação, fortalecimento e consolidação de políticas de parcerias, convênios, apoio e fomento à Economia Solidária”, afirmou o secretário André Braga. “No atual contexto político, o processo formativo é fundamental para a criação de espaços efetivos de formação e debate para gestores, de forma que possam enfrentar os desafios à implantação das políticas de economia solidária no seu território governamental de atuação, transformação e emancipação social”, acrescentou.

Para dar continuidade à construção deste processo de integração e unificação da rede de gestores está programado o Encontro de Políticas Públicas Integradas de Economia Solidária. O Encontro Nacional de Gestores Municipais de Políticas Públicas Integradas de Economia Solidária será nos dias 13, 14 e 15/09, em São Paulo.