Imagem do prefeito Washington Quaquá
Prefeito antecipou o pagamento do 13º salário integral de todos os funcionários - Foto: Fernando Silva

Os constantes enguiços de ônibus da Viação Costa Leste, que vêm prejudicando a mobilidade de cidadãos de diferentes bairros de Maricá, levaram a Prefeitura pedir a cassação da concessão das linhas exploradas pela empresa. O anúncio foi feito pelo prefeito Washington Quaquá nesta segunda-feira (07/11), durante uma entrevista coletiva concedida na Casa de Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. Segundo o prefeito, a concessionária não vem respeitando o contrato e não está atendendo à população de forma digna. Nos últimos 15 dias, onze coletivos tiveram panes mecânicas ou problemas com pneus que, além de deixar os usuários literalmente a pé, também congestionaram o trânsito da cidade em alguns casos.

Durante a entrevista, Quaquá explicou que as determinações do contrato vigente serão respeitadas durante o processo e, por isso, a Costa Leste terá trinta dias para apresentar sua defesa e restabelecer a eficiência do serviço. Caso contrário, a empresa vai deixar de operar as atuais dez linhas que administra, que serão imediatamente supridas pela Empresa Pública de Transportes (EPT), cuja operação foi suspensa no fim de outubro por ordem do Tribunal de Justiça do Rio.

“Nós já recorremos dessa decisão e, com essa ineficiência da Costa Leste, vamos comprovar a necessidade dos Vermelhinhos nas ruas. A Costa Leste têm ônibus velhos, caindo aos pedaços e todos os dias tem até mais de um quebrando e deixando o povo a pé. A Justiça alegou que a EPT, que tem ônibus suficientes para atender a essas linhas, vinha prejudicando o contrato de concessão vigente. Nosso intuito é cancelar esse contrato e, se não há contrato, também não há prejuízo. Se for preciso, iremos ao Supremo Tribunal Federal para liberar os Vermelhinhos”, disse o prefeito, acrescentando que novos ônibus serão adquiridos pela EPT em 2017.

Questionado sobre como ficarão os funcionários da Costa Leste caso ela deixe realmente de operar, Washington Quaquá afirmou que eles serão absorvidos pelo governo municipal e não vão ficar sem trabalho. Ainda de acordo com o prefeito, a expectativa é que até 2020 todas as linhas de ônibus municipais tenham os ônibus Tarifa Zero operando. “Nosso futuro prefeito, Fabiano Horta, vai dar sequência a esta transição até o fim de sua gestão”, projetou Quaquá, ressaltando que o processo de cassação das linhas da Costa Leste é de responsabilidade da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria Adjunta de Transportes.

Este conteúdo é protegido.