Prova do Pré-Encceja no Caic Elomir Silva - Foto: Clarildo Menezes

Pessoas que não conseguiram concluir o Ensino Médio e Fundamental em idade apropriada tiveram a oportunidade de obter o certificado. Neste domingo (25/08), 611 municípios de todo Brasil aplicaram o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), programa do governo federal que oferece o diploma por meio de prova.

Em Maricá, a prefeitura disponibiliza gratuitamente o programa Pré-Encceja para aqueles que desejam se preparar para o exame. Cerca de 25 escolas municipais e estaduais de Maricá serviram de sede para a aplicação da prova que contou com a participação de aproximadamente 500 alunos do projeto municipal. Na escola CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí, por exemplo, cerca de 50 alunos do Pré-Encceja fizeram a avaliação.

“Apesar de ser uma prova cruel, até às 20h30, é um exame em que o aluno disputa com ele mesmo. Não tem competição como no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou em um concurso público. Se ele tiver convicto, preparado e aguentar até o final, a vitória é certa”, disse confiante o coordenador pedagógico do Pré-Encceja, William Campos, que passava otimismo para os que aguardavam na fila a abertura dos portões.

Uma das que receberam o alento foi a moradora do condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu, Tânia de Oliveira, de 54 anos, que tentava pela segunda vez obter o certificado.

“Para mim, está sendo muito importante porque esse projeto foi um incentivo para muita gente. Nós que temos uma certa idade estamos tendo as mesmas oportunidades que os jovens de estudar. Esse projeto está trazendo melhorias para cada uma de nós”, avaliou.

Também aguardando na fila, o eletricista de automóveis, Marcos Espósito Machado, de 60 anos, agradeceu pela oportunidade oferecida, já que ficou 30 anos sem entrar em uma sala de aula. “Acho a postura da prefeitura fantástica. Não vemos isso no Estado e parabenizo aos organizadores que vão proporcionar àqueles que passaram da idade e não puderam ter a chance de estudar na época a ter uma vida melhor no futuro”, analisou.

Acompanhando o marido, Sueli Garcia Espósito Machado, de 52 anos, foi dar um apoio para o candidato. “Esse programa é maravilhoso para dar oportunidade às pessoas que não conseguiram terminar o estudo. Maricá está de parabéns! Pelas dificuldades que teve na vida eu vim dar essa força para ele”, contou a empregada doméstica.