Imagem do aulão do Pré-Enem no Cinema Público Municipal
Entrevistas do Pré-Enem acontecem da segunda-feira (19/03) até o dia 6 de abril - Foto: Clarildo Menezes

O Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, recebeu nesta sexta-feira (04/11) o último “aulão aberto” ministrado pelo curso intensivo gratuito preparatório Pré-Enem Popular Yara Yavelberg. Voltado aos estudantes inscritos para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o evento que também foi aberto para pessoas não cadastradas no curso intensivo, contou ao longo do dia com quatro professores que se revezaram entre os temas de História, Física, Biologia, além de uma aula sobre “O mundo após 1945”. Esse “aulão” encerrou um ciclo iniciado em 03 de outubro.

O coordenador do curso e também professor William Campos, chamou o projeto de “maratona do conhecimento”. “Foram 32 dias de aulas consecutivas, desenvolvendo duas regiões de Maricá, o Centro e Inoã. O mais importante de tudo foi a dedicação dos alunos nesses dois polos. Nós tivemos mais de 300 alunos participantes, onde, priorizamos Redação, Português, entre outras matérias. Foram 1902 redações corrigidas”, afirmou William.

O professor de Geografia, Wagner Fia, experiente em aulas para pré-vestibular, disse ter ficado muito feliz com a participação e interesse demonstrados pelos alunos durante as aulas. “Esse projeto preparatório Pré-Enem é interessante porque o aluno já vem com muita vontade de absorver conhecimento, então, isso facilita muito o aprendizado. O nível de cada aluno é muito diferente, é muito desigual, e isso a gente só consegue enxergar durante as aulas. É algo que só percebemos no cotidiano. Meu trabalho aqui é prepará-los e tentar passar um pouco da minha experiência”, ressaltou o professor Vagner.

Adolescentes, jovens e adultos, o público presente era dos mais variados. A aluna Mayara Pereira de 22 anos, que já trabalha auxiliando na educação de crianças especiais e que pretende entrar para o curso de Pedagogia frequentou as aulas do projeto desde o primeiro dia e disse estar confiante. “O que eu mais gostei foi do roteiro das aulas, principalmente a forma como tudo foi planejado, organizado. Me sinto muito mais preparada para fazer a prova do ENEM após receber todas as dicas e principalmente as técnicas para elaboração de uma boa redação”, frisou Mayara. O estudante Felipe Santana de 19 anos, também afirmou se sentir mentalmente mais preparado para realizar a prova, após frequentar o curso. “As aulas foram excelentes. Aprendi muitos macetes e pretendo usá-los para me sair bem”, acrescentou.

O professor de Biologia, Ricardo Gomes, que também auxiliou junto a coordenação das aulas destacou a preocupação dada na escolha dos profissionais que ministraram os encontros durante todo o projeto. “Nós nos preocupamos em fazer um trabalho sério, voltado inteiramente para a população de Maricá. Não tenho duvidas que os alunos sairão daqui mais preparados. Nós temos chances reais de ter um número significativo de alunos aprovados no exame, pois tivemos aulas incríveis, com profissionais excelentes”, destacou Ricardo.

Os assuntos abordados foram escolhidos sobre o critério de serem relevantes e mais comuns dentro do histórico de provas do ENEM. Uma das últimas aulas da noite foi a do professor de Física Marco Antonio, o Chileno. “Foi um barato, foi um processo excepcional de aprendizado dos alunos. Um projeto piloto que eu acredito que deve funcionar para outras cidades também”, disse o docente, que completou: “Para o próximo ano eu melhoraria apenas o tempo de duração do curso. Se tivéssemos tido mais tempo os alunos estariam ainda mais preparados. Mas ainda assim afirmo que muita gente aqui vai conseguir alcançar o sonho de entrar para a universidade”. As provas foram aplicadas no último final de semana, 05 e 06 de novembro, e a divulgação das notas deve sair em 19 de janeiro de 2017.

Este conteúdo é protegido.