Quarenta e dois alunos das turmas de Medicina e Biomedicina do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, curso gratuito de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovido pela Prefeitura de Maricá, participarão de uma aula de Anatomia no Centro Anatômico da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), no Rio de Janeiro, na próxima sexta-feira (27/09), por meio do projeto “Anatomia Para Todos”.

Num ambiente acadêmico de nível superior, os alunos recebem diversas informações e podem mexer nos corpos sob a orientação dos monitores da universidade e supervisionados pelo professor de Biologia do município, Alex Neri.

O coordenador do Pré-Enem, Willian Campos, destacou a relevância dessa experiência. “Aprovar em Medicina é um sonho que realizaremos este ano. Esta aula na Unirio é especial pelo conteúdo e pelo simbolismo de aproximar nosso aluno maricaense dessa universidade, tradicional no ensino de Medicina brasileiro. Agradeço ao mestre Alex Neri pela iniciativa, que será bem especial”, declarou o coordenador.

Iniciado em 2007, o “Anatomia Para Todos” é um projeto de extensão da Unirio, proveniente do Departamento de Ciências Morfológicas que abre o centro anatômico da Unirio para estudantes de ensino médio da rede pública e particular para integrar os visitantes ao ambiente universitário, proporcionando um conhecimento prévio sobre a estrutura e o ambiente acadêmico de Ensino Superior.

“Nosso objetivo é ampliar os horizontes dos alunos, possibilitando o primeiro contato com a universidade e fazendo links da teoria da disciplina de biologia humana com a prática, por meio da visualização de órgãos e cadáveres humanos durante a visitação. A experiência é única na vida desses alunos”, destacou o professor Alex Neri, que coordena a turma de Medicina do Pré-Enem Popular e já faz essa parceria com a Unirio há quatro anos, mas pela primeira vez com alunos de Maricá.

Muito ansiosa para participar dessa aula de campo está a aluna do Pré-Enem há cinco meses, Amanda Hesketh, de 24 anos, que fará aniversário no dia da aula de campo.

“É uma iniciativa incrível poder ter um contato maior com o que desejamos cursar. Vai ser uma experiência única, lidarmos com as peças e, com certeza, será um gás para nos mantermos firmes nos nossos estudos. Todos os alunos estão empolgados e ansiosos para sexta-feira!”, destacou a aluna que cursa o quarto período de enfermagem na Faculdade Anhanguera, mas buscará aprovação pela primeira vez para medicina.

Ainda de acordo com o professor de Biologia, o projeto instiga o jovem a pesquisar e refletir sobre carreira que pretende seguir, principalmente na área da saúde, e promover reflexão sobre as questões envolvidas no uso do cadáver no ensino. O projeto atende, aproximadamente, novecentos alunos por ano por meio de diferentes atividades no laboratório de anatomia.