MinC promove oficina sobre edital de ocupação no CEU Maricá

Na próxima terça-feira (21/10), a Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Cultura de Maricá, ministrará uma oficina de capacitação e orientação para edital, no Centro Unificado de Artes e Esportes (CEU), na Mumbuca. O encontro é aberto às pessoas de diversas áreas culturais, que tenham interesse em criar um projeto com propostas de intervenção e ocupação para os CEUs.

Na ocasião, os representantes do governo federal abordarão os editais Bolsa Funarte de Artistas e Produtores Negros, Prêmio de Culturas Afro-brasileiras, Comunica Diversidade, Prêmio Culturas Ciganas e Prêmio Pontos de Memória. A dinâmica seguirá um roteiro, com a leitura dos termos de cada edital, para esclarecimento de dúvidas.

“Será uma aula técnica, com a missão de ensinar os artistas, produtores e demais pessoas ligadas à área cultural a maneira correta de elaborar um projeto para a captação de verba”, explica o secretário municipal de Cultura, Sérgio Mesquita.

De acordo com o chefe da Representação MinC RJ ES, Fábio Lima, a oficina será adaptada à realidade da localidade. “É importante observar que atuamos de acordo com a demanda apresentada pelos agentes culturais de cada território, respeitando a realidade, as tradições e o tempo de cada um deles”, alerta.

O CEU Marco Antônio Cardoso Siqueira, inaugurado em maio desse ano pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, e pelo prefeito Washington Quaquá, é o primeiro do Estado do Rio de Janeiro. Localizado no km 28 da RJ-106, o espaço conta com salas multiuso, biblioteca, telecentro, cineteatro, quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, pista de caminhada e um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o sétimo do município. No local, com 3.000 m², a comunidade pode participar das atividades esportivas, sociais e culturais de segunda a sexta, das 9h às 17h; e sábado, das 9h às 12h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3731-1432​.