Guardas municipais de Maricá concluem cursos de legislação de trânsito

Turma recebeu certificado de conclusão de curso nesta segunda-feira (20/10). Formatura ocorreu no CEU, na Mumbuca

Após treinamento dos agentes, Secretaria de Segurança Pública iniciará campanha educativa para motorista sobre novas regras de estacionamento

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Pública, iniciará nos primeiros dias de novembro uma campanha educativa para orientar os motoristas sobre as novas regras de estacionamento em diferentes regiões da cidade. Para isso, cerca de 40 guardas municipais receberam treinamento para fiscalizar o trânsito nas áreas de maior movimento. Nesta segunda-feira (20/10), os agentes receberam o certificado de conclusão do curso, que foi entregue numa cerimônia realizada no auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.

O curso foi ministrado em setembro com aulas de legislação de trânsito no CIEP Maria do Amparo Rangel, no Centro. De acordo com o secretário Fabrício Bittencourt, que abriu a solenidade, trata-se de um marco para a mobilidade em Maricá. “O ano de 2015 será diferente para nossa cidade, pois não teremos mais o trânsito desregrado nas ruas de grande movimento”, afirmou.

As ações educativas serão feitas através de panfletos e orientação em áreas como Centro, Inoã, Itaipuaçu, São José de Imbassaí e Ponta Negra. Após o período de aproximadamente quinze dias, os agentes estarão autorizados a multar e até rebocar veículos em situação irregular (como estacionamento em local proibido, documentação atrasada ou má conservação), com ações em parceria com as polícias civil e militar.

Para a guarda municipal Érica Castro, uma das formandas, a qualificação garante autonomia para que os agentes possam coibir situações do dia a dia que complicam o trânsito. “São coisas que incomodam bastante a todos e prejudicam a mobilidade de motoristas e pedestres. O curso debateu e nos instruiu sobre as leis que nós vamos fazer cumprir. Foi muito interessante”, ressaltou a nova agente de trânsito.