CRAS Região Oceânica realiza Baile da Primavera

0
581
A médica Madeleinys Monterrey Cuni fez palestra sobre o autoexame da mama

O Centro de Referência de Assistência Social da Região Oceânica realizou, nesta quarta-feira (15/10), o primeiro Baile da Primavera da unidade. O evento contou com a presença da Subsecretária da Assistência Social, Laura Costa, com a médica cubana (do programa mais médico), Dra. Madeleinys Monterrey Cuni e com a Vice Diretora da E.M.Professora Alcione de Bambuí, Mônica Fonseca.

Em apoio à ação Outubro Rosa, o evento iniciou com uma palestra sobre o câncer de mama ministrada pela médica cubana, Dra. Madeleinys Cuni, que orientou sobre a autoanálise e destacou que a doença também pode surgir em homens. “O autoexame pode ser feito por meio da palpação, uma vez por mês, após o final da menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o ideal é definir uma data e fazê-lo uma vez ao mês, sempre no mesmo dia. É fundamental que, além do autoexame, todas as mulheres acima dos 40 anos façam seus exames de rotina, entre eles a mamografia. Só com esse exame pode detectar precocemente um nódulo pequeno e aumentar muito as chances de cura. E não se esqueçam de que homens também tem glândulas mamárias e também podem ter câncer de mama.” Explicou a médica. Ela também ressaltou a importância da boa alimentação e do cuidado, não só do físico, mais também da parte emocional, pois o equilíbrio dos dois faz com que todos tenham uma vida saudável.

Após a palestra, aconteceu um desfile das mulheres, alunas das oficinas oferecidas pelo CRAS. Entre as cinco “modelos”, receberam os títulos de Miss Simpatia, Rosemary Martins, Princesa do CRAS, Luciene Silva e Rainha do CRAS, Alessandra Santos. Todas ganharam uma lembrança e a Rainha ganhou um dia de beleza. “Estou muito feliz em ganhar esse título de Rainha. É a primeira vez que ganho algo, fez bem para o meu ego.” Relatou emocionada a primeira Rainha do CRAS.

“Agradeço a equipe do CRAS Região Oceânica pela iniciativa de socialização dos usuários que são acompanhados pela unidade e quero parabenizar a ideia de ter convidado a Dra. Madeleinys, que deu uma importante orientação sobre o câncer de mama, espero que todas tenham tirado suas dúvidas e não deixem de se cuidar”. Finalizou a subsecretária, Laura Costa.

Sobre o CRAS Região Oceânica

 A coordenadora, Catiúcia Pires, e a equipe técnica do CRAS trabalham com acolhimentos, cadastramentos no PAIF², acompanhamentos de usuários, encaminhamento para a rede de serviços socioassistenciais do município, visitas institucionais, estudos de caso, participação de eventos, grupos de convivência e fortalecimento de vínculo familiar. Ao todo foram feitos atendimentos, durante o ano de 2014 até o presente momento, 1706 adultos; 307 Crianças; 215 Adolescentes e 140 idosos.