Sala Cult faz homenagem a Sandra de Sá nesta sexta-feira

Os shows gratuitos do projeto Sala Cult acontecem em frente à Casa de Cultura (foto), no Centro

Show gratuito acontece às 19h na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, em frente à Casa de Cultura, no Centro

A Secretaria Municipal de Cultura divulgou a programação de maio do projeto Sala Cult. Serão cinco shows, com destaques para as homenagens às mães, ao poeta Chico Buarque de Holanda e a cidade de Maricá que este ano completa 200 anos. A primeira atração deste mês é nesta sexta-feira (09/05), às 19h. A cantora Jô Borges, acompanhada da Banda Amigos da Cultura, irá apresentar os grandes sucessos do estilo black music de Sandra de Sá. O evento é gratuito e acontece na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, em frente à Casa de Cultura, no Centro.

No repertório, estão incluídas as músicas "Olhos Coloridos", "Solidão", "Bye Bye Tristeza", "Retratos e Canções", "Joga Fora no Lixo", "Sozinha", "Soul de Verão", entre outras. A carioca Sandra de Sá é considerada pela crítica especializada a rainha do soul music brasileiro e, devido ao timbre de voz grave, foi apelidada de "Tim Maia de saias", em referência ao cantor brasileiro responsável pela introdução do estilo soul na Música Popular Brasileira (MPB). Começou a fazer sucesso no início de 1980, com reconhecimento nacional ao se classificar entre os dez melhores do Festival MPB-80, da Rede Globo, com a música "Demônio Colorido", de sua autoria, e gravado no mesmo ano o primeiro disco, "Sandra Sá".

Nos anos 80, sua produção foi constante, destacando-se os sucessos de "Vale Tudo", com Tim Maia, "Bye Bye Tristeza" (Marcos Valle/ Carlos Colla) e "Enredo do Meu Samba" (I. Lara/ J. Aragão), que foi tema da novela "Partido Alto", da TV Globo, e representa uma diversificação em sua carreira, até então mais ligada ao funk e soul. Nos anos 90, gravou discos de vários estilos e atualmente tem em seu repertório músicas próprias, versões e composições inéditas de outros músicos como Carlinhos Brown e Herbert Vianna.

Programação de maio

O projeto Sala Cult também homenageia este mês outros nomes da MPB. No dia 16, a cantora Jack Rocha faz um tributo à Cássia Eller. Já no dia 23, a intérprete Dalva Alves, com participação especial de sua mãe Mirene Alves, faz um show especial a todas as mães com os maiores sucessos de Elis Regina. A programação terá ainda uma edição especial no dia 27 (terça-feira) com os clássicos do poeta Chico Buarque de Holanda. Para encerrar o mês, no dia 30, os cantores do projeto Sala Cult irão apresentar músicas feitas especialmente para Maricá, que este ano completa 200 anos de emancipação político-administrativa.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o projeto Sala Cult – uma das iniciativas de maior sucesso na cidade nos últimos tempos – oferece ao público todas as sextas-feiras acesso às várias formas de arte (música, teatro e poesia, por exemplo), incentivando o trabalho de artistas locais em homenagens a grandes nomes do país e do mundo.