Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe será encerrada nessa sexta-feira (09/05). Para quem ainda não se preveniu, em Maricá, a vacina está disponível nas Unidades de Saúde da Família (confira os postos abaixo).  O horário de funcionamento dos postos é das 8h às 16h.

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização, Núbia Brum, estima-se vacinar mais de 30 mil, contudo, até o último dia 30, somente 6.769 pessoas foram vacinadas (506 trabalhadores da área de saúde; 309 gestantes; 1909 crianças; 123 puérperas; três índios e 3.919 idosos). A subsecretária municipal de Atenção Básica, Claudia Souza, ressalta a importância da campanha. “A vacinação contra a gripe visa diminuir de maneira considerável o número de internações e mortes em decorrência da principal complicação da gripe: a pneumonia. A gripe é mais grave que o resfriado, com sintomas mais expressivos, como febre alta, prostração, tosse produtiva e que pode levar a pneumonia e suas complicações. É causada pelo vírus influenza. A vacina se destina a prevenir a gripe ou minimizar os efeitos dela, caso a pessoa venha a se contaminar”.

Esse ano, a campanha conta com algumas novidades, como a ampliação da faixa etária para crianças. No ano passado, o público infantil era de seis meses a dois anos. Agora, a vacina é para crianças de seis meses a quatro anos de idade. Além deles, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), os chamados “grupos prioritários” – pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional – também podem ser vacinados. “A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza”, completa Claudia.

Campanha na Casa do Idoso Mais Feliz

A Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Ações para Idosos, realiza a campanha contra a gripe nas unidades da Casa do Idoso Mais Feliz. Amanhã (07/05), das 9h às 16h, os usuários da unidade de Santa Paula poderão se prevenir. No dia 08/05, das 9h às 12 horas, a vacinação contra a gripe acontecerá na Casa do Idoso Mais Feliz no Barroco, em Itaipuaçu. Essa iniciativa começou no dia 30/04, na unidade Centro. Hoje, os usurários de São José do Imbassaí foram vacinados das 08h às 12h.

Postos de Vacinação

A vacina contra a gripe está disponível nas Unidades de Saúde da Família (USF) do Bairro da Amizade, Bambuí, Barra, Espraiado, Guaratiba, Mumbuca, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, São José I, São José II, Inoã I e Chácara de Inoã, Inoã II, Recanto, nos postos de saúde Central, São José, Inoã, Santa Rita, e Itaipuaçu.