Monobloco se apresenta em Maricá no Sábado de Aleluia

Para repetir o sucesso do Carnaval deste ano em Maricá, quando atrações como a cantora Preta Gil reuniram uma multidão, a Prefeitura programou um grande show para o próximo feriadão da Semana Santa. O grupo carioca Monobloco se apresenta pela primeira vez na cidade, no Sábado (07/04), na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. A abertura do show será a partir das 20h com a apresentação do Dj Acqua e da cantora Jô Borges e banda, valorizando os artistas locais.

Consagrado por incorporar ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco foi criado em 2000 e hoje figura entre os grupos brasileiros que contabilizam mais apresentações no país. O sucesso do grupo pode ser atribuído, entre outras características, à mistura inusitada de instrumentos na bateria. Além dos tradicionais cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô, foram incorporados à batucada um baixo e uma guitarra.

No repertório, desfilam não só marchinhas, mas sambas de Cartola e Clara Nunes, o xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga, o funk carioca e canções de grandes nomes da MPB, como Paralamas do Sucesso, Raul Seixas, Tim Maia, O Rappa e Cidade Negra. Entre as músicas que não podem faltar estão “Eu Só Quero um Xodó”, de Anastácia e Dominguinhos; “Taj Mahal”, “Fio Maravilha”, “País Tropical” e “Santa Clara Clareou, todas do grande Jorge BenJor;  “Pro Dia Nascer Feliz”, de Cazuza e “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil.

Um dos fundadores do Monobloco, Celso Alvim, fala da preparação para o show na cidade. “É uma expectativa incrível se apresentar em Maricá, onde o Monobloco nunca esteve. Vamos fazer um passeio pela música brasileira. Vai ter boa música e muita diversão”, declarou.

Em 2009, o Monobloco participou de dois grandes festivais de música na Oceania: Sydney Festival (Austrália) e Jambalaya Festival Rotorua (Nova Zelândia). Além disso, o grupo já ministrou oficinas de percussão para crianças e adultos na Alemanha, Dinamarca, Escócia, França, Japão, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Portugal.