Prova de arrais amador será nesta quinta-feira

Depois de passarem pelo curso gratuito de arrais amador oferecido pela Secretaria de Educação de Maricá, 40 candidatos vão prestar nesta quinta-feira (29/3) a prova para obter a habilitação necessária para exercer o ofício. A avaliação terá 50 questões e será aplicada na Escola Municipal Rynalda Rodrigues da Silva (na Rua Uirapurus, no Centro) por uma tenente e um sargento da Marinha do Brasil. De acordo com a coordenadora pedagógica Mariane Monteiro, a habilitação credencia o arrais amador a trabalhar com embarcações de pequeno porte, que incluem de Jet skis (e outros modelos de passeio) a barcos de pesca a motor (com exceção das traineiras).

“O público que procura o curso é bastante variado”, explica Mariane. “Tem quem queira estar apto a pilotar barcos de turismo, assim como pescadores de colônias da cidade”, destacou Mariane, que integra a equipe do programa Cidade Educadora. Ainda segundo a coordenadora, a secretaria deverá oferecer um novo curso a partir de junho, o de mestre arrais amador. Quem tem o documento nessa categoria está habilitado a pilotar embarcações maiores.