Caravana do trabalho movimentou o Centro de Maricá

Rua Silvino Alves de Siqueira é uma das que terá sentido modificado

O pedreiro Cláudio Corrêa precisava tirar a segunda via da carteira de trabalho com urgência e levar para a empresa onde acabou de conseguir um emprego. Ao passar hoje de manhã pela Praça Conselheiro Macedo Soares, no centro de Maricá, foi surpreendido pela Caravana do Trabalho – serviço móvel gratuito organizado pelas secretarias estadual e municipal de Trabalho.

O projeto oferece serviços como emissão de carteiras (1ª e 2ª vias), orientações sobre seguro-desemprego e cadastro ou consulta a um banco de oportunidades de trabalho do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Só hoje, foram 62 atendimentos.

Cláudio não pensou duas vezes: foi rapidamente em casa buscar a carteira antiga, que estava velha e desgastada depois de ter sido molhada, sua identidade e CPF, voltou à praça e saiu de lá com uma carteira novinha. “Economizei meu tempo e já vou logo agora entregar o documento”, comemorou.

Quem também passou pelo local foi a doméstica Vanívia dos Santos. Ao ver uma tenda montada para atendimento e o caminhão estacionado na praça, ela quis saber o que estava acontecendo. Aproveitou e cadastrou seus dados no sistema de oferta de vagas de trabalho, outro serviço oferecido pela Caravana. “Quero tentar uma oportunidade como atendente de loja ou garçonete”, disse.

A subsecretária de Trabalho de Maricá, Patrícia Villela, ressaltou a importância de aproximar os serviços da população. “Essa ação é importante porque muitas pessoas sequer têm dinheiro para se deslocar em busca de um trabalho. Aqui elas podem tirar dúvidas e resolver várias pendências em um só lugar.”