"Vozes de Nelson Cavaquinho" lança projeto na Educação

Cravo Albin aposta no aproveitamento de esforços entre as secretarias do atual governo

Integrar a Secretaria Municipal de Cultura à Educação é a idéia inicial da mostra de fotografias que será aberta hoje (30/09) na Casa de Cultura de Maricá, às 19h. “Vozes de Nelson Cavaquinho”, com fotos de intérpretes do compositor mangueirense, prefigura o lançamento do “Projeto MPB nas Escolas”.

“Estudos acadêmicos realizados na UFRJ, durante cinco anos, reforçam que um projeto como esse promove a formação de plateia e não apenas para a música, mas também para a poesia, a literatura em geral, além de assegurar uma forte noção histórica da civilização brasileira”, diz Ricardo Cravo Albin, secretário Municipal de Cultura.

Cravo Albin se mostra convicto de que os cantores e cantoras fotografados e apresentados na Casa de Cultura levantam noções de miscigenação, de civilidade, de apreço à liberdade e aversão à censura e ao preconceito – “indesejável e intolerante”, afirma.

Através do universo dos intérpretes de Nelson Cavaquinho, os jovens alunos que não conhecem a riqueza poética de nossa música, vão passar a conhecer. Um universo que pode ser desenvolvido nas aulas, acompanhado de todas as noções que suscitam.

“Porque Nelson é uma figura preciosa, um gênio poético e musical, com a força do exemplo de que um músico pobre, negro, favelado e mesmo boêmio pode ascender a um patamar de excelência”, frisa.

Certo também de que, quanto mais as secretarias se integrarem, melhor para o resultado positivo do atual governo, Cravo Albin alega que assumiu a pasta da Cultura com o objetivo de ser útil aos outros secretários em um aproveitamento de esforços, especialmente com Educação, Turismo e Urbanismo.

Doação – As escolas do município serão contempladas com 350 álbuns doados pelo Instituto Cravo Albin, criando a possibilidade pioneira de se aplicar uma lei, ainda não regulamentada no município, de se ensinar música nas escolas.