Alunos de escolas de Itaipuaçu recebem netbooks

2018
Prefeito Washington Quaquá conversa com crianças que ganharam netbooks na E.M. Marquês de Maricá

Fim de semana contemplou seis unidades da região com 2,5 mil novas máquinas

Terminou neste domingo (02/10) a segunda etapa da entrega de 14 mil netbooks aos alunos da rede municipal de ensino de Maricá. Neste fim de semana, seis escolas de Itaipuaçu foram contempladas com 2,5 novas máquinas. O local de entrega do segundo dia foi a E.M. Marquês de Maricá (no Jardim Atlântico) onde, além dos que lá estudam, também receberam os equipamentos estudantes das escolas Rita Sampaio Cartaxo (em Itaocaia) e Oswaldo de Lima Rodrigues (Cajueiros). No sábado, foi a vez dos alunos das escolas Mata Atlântica, João Monteiro (ambas no Recanto) e Ataliba Domingues, que receberam 1,5 mil máquinas.

Os alunos e seus pais, que tiveram ainda à disposição brinquedos e um lanche, não escondiam a satisfação por recebem os computadores que eram, muitas vezes, o primeiro da casa. Era o caso de Tainá Almeida Bidu, de 9 anos, que cursa o 3º ano na unidade de Itaocaia, onde mora. “Vai ser legal, vai ajudar bastante” disse ela na saída ao lado do pai, o caseiro Carlos Ramos Bidu.

Em outra sala, a dona de casa Lucinéia dos Santos Rosa levava dois netbooks para casa. Segundo ela, os filhos Evelyn (de 12 anos) e Jeferson (de 11) – ambos do 3º ano da Marquês de Maricá – não vão mais precisar dividir o, até então, único computador da família. “Os dois gostam muito de usar o computador e acho que isso vai ser bom para os estudos deles”, acredita a mãe.

Estudante da mesma escola, Gabriele Brito da Silva, de 12 anos, também comemorava na saída o novo netbook que acabara de receber. “O melhor é que vou poder usar dentro da sala de aula, pesquisar ali mesmo, ser ter que ir até uma lan house”, diz ela, apontada como a melhor aluna do 6º ano da unidade.

Emocionada, a mãe da menina exaltou a iniciativa do governo maricaense. “Isso fez um bem enorme à minha família, e a Gabriele merece porque é muito esforçada”, revelou Jussara Brito de Souza, que é cozinheira da unidade.

Alguns começavam a se conectar logo depois de receber o equipamento, ainda no pátio da escola, que está integrada ao programa Cidade Inteligente e transmite a internet pública gratuita. “Já estou acessando aqui e o netbook é bem fácil de manusear”, elogiou Pablo da Conceição, de 14 anos, aluno do 9º ano.

Para o secretário municipal de Educação, Marcos Ribeiro, todo esse sucesso tem explicação: “Isso é resultado da percepção que teve o nosso prefeito, de integrar a rede de educação à uma rede de informação já existente. O que estamos testemunhando é uma inclusão digital na acepção da palavra”, garantiu.

Sem barreiras sociais

Já o prefeito dá uma amplitude ainda maior a este momento. “O mais interessante é que esta inclusão digital não tem barreiras sociais. Seja o pobre, o rico ou a classe média, toda a população se beneficia com o que estamos reaizando na cidade. Hoje já temos 65% de cobertura pela nossa internet e vamos chegar em breve a outros locais”, afirma Washington Quaquá, reiterando que os equipamentos têm garantia de um ano e, portanto, o responsável que perceber qualquer avaria ou defeito pode procurar assistência técnica com auxílio da escola.

Quem está recebendo o equipamento vai poder utilizá-lo tanto em sala de aula quanto em casa, mas também irão poder ficar com eles nas férias de dezembro e, desta forma, continuar tendo acesso à ferramenta. E para o próximo ano, mais notícia boa. Quem for aprovado no ano letivo de 2012 fica com o computador, isso porque nesse primeiro momento, os alunos estão recebendo os equipamentos em regime de comodato, quando no ato da entrega os pais assinam um termo se comprometendo em cuidar do aparelho.

O calendário de distribuição dos netbooks continua no próximo fim de semana. No sábado (08/10), o pólo de entrega será na E.M. Darcy Ribeiro, em Inoã, onde receberão as escolas Aniceto Elias, Ciep Robson Lôu, Casa da Criança de Inoã (todas no mesmo bairro), Vereador Osdevaldo Marins da Mata (Santa Paula), Ministro Sparano (Spar) e Rodrigo Monteiro (Serra do Camburi).

No domingo (09), será a vez do C.E.M. Joana Benedicta Rangel servir como pólo para os seus alunos e os das escolas Marcus Vinícius Santana, Recanto da Amizade (ambas no bairro da Amizade), Maurício Antunes de Carvalho (Saco das Flores), Ondina de Oliveira Carvalho (Centro) e Antônio Lopes da Fontoura (Itapeba). Cabe lembrar que os estudantes contemplados são aqueles a partir do terceiro ano da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).