Feira de artesanato e orquídeas no Centro - Foto: Marcos Fabricio

Quem passou pela Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, no último final de semana (06 e 07/07) pôde conferir a feira “Maricá Mostra Cultura”, que teve início na sexta-feira (05/07). Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento que completará oito anos de existência em dezembro, levou show musical, artesanato, culinária e a já tradicional exposição de orquídeas.

Com mais de 40 variedades da espécie, a exposição contou ainda com outros tipos de plantas como cactos e suculentas, rosas do deserto, flor de mayo, lavanda, comigo ninguém pode, samambaias, bouganvilles e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s). Além disso, o público pôde comprar temperos, material de cultivo em geral, vasos e suportes para plantas.

“A cara de Maricá é a praça. E, trazer eventos como esse, está abordando temas como cultura, educação e meio ambiente. A prefeitura estimulando esse tipo de evento e cedendo espaço para a organização, demonstra uma visão na comunidade muito importante”, relatou Rodrigo Aragão, expositor do evento.

Nem mesmo o tempo frio foi o suficiente para espantar os amantes de plantas. A dona de casa Zenith da Costa Silva, de 61 anos, por exemplo, aproveitou a ocasião para levar sua mudinha de orquídea. “Eu gosto muito de orquídeas. Tenho várias mudinhas e já estão começando a dar flor”, disse orgulhosa. “É muito bom porque isso aqui me distrai muito. Tenho que aproveitar porque o evento é só nesse final de semana”, frisou.

Assim como a dona Zenith, a advogada Maria Auxiliadora Castro, de 55 anos, garantiu seus dois pés de pimenta. “É uma excelente iniciativa, um local de prazer, visitação e um lugar de compra”, afirmou.

Passeando com sua esposa Lene Coelho dos Santos, o metalúrgico aposentado, Jordan Santos, de 64 anos, foi à exposição pela primeira vez. “É muito bom porque os lugares que vendem esse tipo de plantas são um pouco destacados do Centro. Então aqui reúne uma vasta variedade”, declarou o morador do bairro Mumbuca.

A mostra aconteceu integrada ao Projeto FeirArte, da Secretaria de Turismo e com a feira da Economia Solidária.