Prefeitura inicia construção de quebra-mar no Recanto - Foto: Marcos Fabricio

A prefeitura de Maricá deu início neste sábado (06/07) à construção do quebra-mar no Canal da Costa, na praia do Recanto, em Itaipuaçu. A intervenção é resultado de um estudo feito de técnicos da prefeitura para o local.

A iniciativa acontece um dia depois da equipe da autarquia municipal Serviços de Obras de Maricá (Somar) abrir em caráter preventivo a ligação do canal com o mar em razão da previsão de chuva na cidade para o fim de semana.

A medida consiste em colocação de grandes pedras com o objetivo de manter o canal aberto de forma definitiva, assim como foi feito em Ponta Negra. O novo quebra-mar já recebeu 992 metros cúbicos de pedras e, além de já despontar na paisagem e atrair muitos curiosos, passou a influenciar a formação das ondas no local. A extensão total da nova peça deverá ser de 100 metros.

Segundo o presidente da Somar, Renato Machado, o novo leito vai manter o canal desassoreado e facilitar o acesso dos pescadores artesanais que atuam no local. “É uma intervenção para renovar as águas do canal com mais oxigenação pela água do mar, a exemplo do que ocorreu com a abertura do canal da Barra de Maricá. Nossa ideia é manter essa abertura como a que existe em Ponta Negra, uma abertura permanente que estabeleceu um ciclo natural diário de renovação também das espécies marinhas”, projeta.

Quem vive no Recanto acompanha as obras com muita expectativa. A comerciante Virgínia dos Santos Costa, que também representa a comunidade de pescadores artesanais do local, afirmou que haverá uma significativa melhora na biodiversidade da região.

“O pescador vai poder sair e voltar com toda segurança e também para nós, do comércio, será bom porque vai atrair mais gente que virá conhecer o quebra-mar”, acredita ela, que atua há 15 anos na localidade. “Essa intervenção implicará em mais segurança na navegabilidade dos barcos e também servirá para escoar a água para o mar em casos de acúmulo de chuva, evitando o alagamento das casas do entorno do canal”, apontou.