Expo Mães na Praça de Araçatiba - Foto: Clarildo Menezes

Com apoio da Secretaria de Cultura, a 3ª Expo Mães Amigas de Maricá foi um sucesso no último final de semana (04/05 e 05/05). A Orla de Araçatiba recebeu diversos estandes de mães empreendedoras com oferta de artesanato e artigos em geral, de gastronomia, além de atividades para as crianças como a Praça do Saber e o Palhaço Farinha. Houve também show da Band Cult e do cantor Ronaldo Valentim. O Cine Henfil em Movimento também levou para a Praça os filmes “Eu e Meu Guarda-chuva” e “Os Porralokinhas”, num espaço que integrou a família e os amigos em uma das belas vistas da cidade.

Morando há apenas 10 meses na cidade, Joane Moreira, 33 anos, de Ponta Grossa, aproveitou a visita da tia que mora no Rio, Heloisa de Carvalho, à cidade, e foi com ela, a mãe Maria de Nazaré Souto e as filhas Yasmin, de 8 anos e Alice, de 5 meses, para Araçatiba.

“Nunca tinha visto um evento assim e adorei o clima do lugar, pois é bem tranquilo para vir com criança. Estou morando há apenas 10 meses aqui em Maricá e lá no Maracanã, onde morávamos, não existe este incentivo à cultura. A Prefeitura está de parabéns por promover este tipo de atividade aqui”, elogiou.

Luana Pontes, de 33 anos, mora no Flamengo e trabalha com feltro. Ela aluga e vende suas peças, como bonecos e bolo fake, e viu a oportunidade de fazer um armarinho para quem também trabalha com o feltro e tem dificuldade de achar alguns itens em Maricá. Pela segunda vez na feira, elogiou a iniciativa.

“Eu acho uma iniciativa incrível, pois divulga o nosso trabalho. A maioria das pessoas daqui tem filhos pequenos e precisa expor seus trabalhos. Há três anos trabalho com isso e é minha única renda e estar aqui neste evento valoriza o meu trabalho e eu tenho oportunidade de conhecer mais clientes”, disse.

Uma das idealizadoras do evento, Lidiane Souza, de 38 anos, é mãe de uma menina de 12 anos e viu a oportunidade de criar a Expo depois de um piquenique na orla de Araçatiba.

“Nós nos reunimos para um piquenique e, neste encontro, surgiu a ideia de criarmos a Expo Mães Amigas de Maricá, pois poderíamos dar a oportunidade dessas mães mostrarem seus trabalhos, como artesanatos e lojas. Muitas mães, após a maternidade, acabam não retornando ao mercado de trabalho e encontram alternativas de ganhar dinheiro”, explicou.

Paola Hernandez, de 41 anos, mora em São José do Imbassaí e foi com o marido Marcelo Lima e os filhos Patrick, de 14 anos, e Letícia, de 6 anos. “Nós sempre estamos por aqui, pois achamos o local bem bonito e aproveitamos que hoje teria essa feira e viemos prestigiar. Aproveitei e comprei o presente de aniversário para a minha irmã. É muito legal saber que existe este espaço aqui que valoriza a arte dessas mães empreendedoras”, destacou.

A 4ª Expo Mães Amigas de Maricá está programada para agosto, já que o evento é trimestral, e quem tiver interesse em participar precisa procurar a Secretaria de Cultura.