Bolo de dois metros e meio na Festa do Trabalhador em Itaipuaçu - Foto: Clarildo Menezes

Dando continuidade as comemorações pelo Dia do Trabalhador – celebrado em 1º de maio – a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trabalho, realizou na última sexta-feira (03/05), na Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu, a “Festa do Trabalhador”. Moradores da região aprovaram a iniciativa que além de shows de música, palhaço, mágica e personagens vivos contou com atividades e serviços promovidos pelas demais secretarias municipais, entre elas, Saúde, Economia Solidaria, Cultura e Agricultura, Pecuária e Pesca.

De acordo com Frank Costa, secretário de Trabalho, a mesma estrutura e os mesmos cuidados e serviços presentes na “Festa do Trabalhador” realizada no Centro, em 01/05, foram disponibilizadas para o evento de Itaipuaçu, incluindo um bolo gigante com mais de dois metros e meio de comprimento.

“Maricá está crescendo e Itaipuaçu e uma das regiões que mais se desenvolvem atualmente no município e é um desejo da Prefeitura trazer para o bairro seus projetos e eventos, pois além de descentralizar as iniciativas municipais, queremos que a população daqui se sinta acolhida e que essa festa desperte em cada trabalhador, cada morador, seja adulto ou criança, um sentimento de pertencimento e de orgulho do lugar onde eles vivem”, disse o secretário.

Uma das tendas mais visitadas da festa foi a da Saúde que além de informações sobre suas atividades realizou no local vacinação contra Hepatite B, Gripe e Febre Amarela. Também foi possível aferir pressão, glicemia e realizar o teste rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C. A equipe distribuiu ainda, gratuitamente, preservativos masculinos e lubrificantes.

A balconista Adriana Paixão, de 47 anos, aprovou a presença da Saúde. “Isso aqui está maravilhoso! Já fiz vários exames e agora vou aferir a pressão”, contou sorridente. Realizando o cadastro do balcão de empregos, a Secretaria de Trabalho também ofereceu no local a possibilidade de agendamento do seguro desemprego, da carteira de trabalho e informações sobre os cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Moradora de Inoã há 3 anos a bióloga Viviane Adão, de 36 anos, aproveitou a oportunidade para conferir o cadastro de vagas de emprego oferecidos. “Essa iniciativa está de parabéns e o atendimento das secretarias também”, elogiou Viviane.

Moradores de Itaipuaçu há 12 anos, o casal Edson Busson, 53 anos, e Valéria Sá, 52 anos, elogiaram as delicias preparadas pela pasta de Agricultura Pecuária e Pesca. “Estávamos passando pela praça, percebemos o movimento e vimos conferir”, contou Edson. “Experimentamos a casca de banana a milanesa e aprovamos. Estamos muito felizes por Itaipuaçu estar recebendo um evento como esse. Já quero todas as receitas”, pediu Valéria referindo-se aos bolos e doces oferecidos.

Entre as atrações musicais passaram pelo palco da festa as cantoras Bruna e Marcela, a Banda Cult, da pasta de Cultura e a contagiante Banda TáTudoEmCasa que aninou o público ao som de musica brasileira.

O casal Erica Barbosa, de 44 anos e Leandro Mata, de 38 anos, moradores de Itaipuaçu há 7 anos, elogiaram a organização da Festa do Trabalhador e também pediram que mais eventos como esse aconteçam no bairro. “Os shows estão ótimos. Soubemos desse evento através de uma amiga e desde que chegamos estamos adorando tudo. Que mais iniciativas como essa aconteçam aqui”, pediu Érica.