Premiação do festival de teatro em Maricá - Foto: Michel Monteiro

“O Longo Caminho Que Vai de Zero a Ene”, “A Revolução na América do Sul” e “Perfume de Gardênia” foram os três espetáculos vencedores da Mostra Competitiva do 40º Festival da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2018. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu, na noite do último sábado (11/08), no Cinema Público Municipal Henfil, em um clima de total descontração e brincadeiras entre os integrantes das companhias teatrais que estiveram em Maricá apresentando 28 peças durante os dez dias do evento.

O prêmio de melhor ator foi para Adalmir Cardoso por sua atuação em “Perfume de Gardênia” e o de melhor atriz para Rafaela Solano em “Macunaíma – Um Herói Sem Caráter”. Ela também levou a estatueta na categoria Revelação Artística. Adalmir, em seu discurso de agradecimento, não se esqueceu de enaltecer aqueles que considera seus mestres na arte de atuar, Perceu Silva e Álvaro Ferreira. Já os prêmios de ator e atriz coadjuvantes foram para Michael Alves em “Tirico e as Histórias de Morros e Fossos” e Marcela Vieira em “Censurado”.

“Nosso Grande Espetáculo”, por sua vez, foi agraciado com o Prêmio Especial do Júri e a razão para a escolha foi explicada pela jurada Sassá Samico. “Trata-se de uma apresentação baseada no circo, encenada de um jeito novo, de fato excelente, mas que difere muito das outras e daí decidimos dar à Adorável Cia. (de Guapimirim) o prêmio especial”, ressaltou.

No decorrer da festa, duas homenagens. Uma, silenciosa e comovente, ao ator Almir Rodrigues, naturalmente seguida de longo aplauso. Outra, para celebrar o coordenador de teatro da Secretaria de Cultura, Perceu Silva, recebendo o Prêmio Especial da Diretoria Executiva da Fetaerj. “Meu sonho sempre foi fazer esse momento na cidade onde moro. E como gratidão é a base de todos os sentimentos, gostaria de expressar gratidão aos meus funcionários, à Fetaerj e à minha família”, disse.

O presidente da Fetaerj, Pablo Marino, pontuou a parceria bem-sucedida com a Cultura de Maricá. “Só tenho a dizer muito obrigado por isso e lembrar que a Fetaerj não existe isolada, distante, mas se compõe enlaçada aos integrantes e colaboradores. Então, todos aqui são um pedaço da instituição e fazem parte dela”, comentou. A secretária Andréa Cunha ratificou a fala de Pablo ao ressaltar o espírito de irmandade entre os diretores, atores e técnicos. “O que me emociona na Fetaerj, além de ser uma referência, é essa relação entre vocês. Vocês fizeram uma revolução na cidade e, se depender de mim, o festival volta em 2019″, afirmou.

Abaixo a relação dos demais premiados:

Autor – Sylvio Moura em “Tirico e as Histórias de Morros e Fossos”

Música – James Jefferson e José Facury em “Macunaíma – Um Herói Sem Caráter”

Iluminação – Victor Tavares em “Perfume de Gardênia”

Pesquisa Corporal – Júlio César de Oliveira em “Voar É Com Os Pássaros”

Direção – Camila Simonin em “A Revolução Na América do Sul”

Revelação Artística pelo Júri Especial (atores e técnicos) – Josué Soares pela luz em “O Longo Caminho Que Vai De Zero A Ene”

Espetáculo pelo Júri Especial (atores e técnicos) – “O Longo Caminho Que Vai De Zero A Ene”