Servidores do SIM fizeram 15 minutos de atividades - Foto: Elsson Campos

Um ambiente de trabalho mais saudável nos setores do serviço público municipal. Esta é a proposta das sessões de ginástica laboral que o programa Viver Bem começou a levar a repartições da Prefeitura de Maricá nesta segunda-feira (13/08).

O primeiro local a receber a equipe foi o prédio dos Sistemas Integrados Municipal (SIM), na Rua Álvares de Castro, no Centro. Sob o comando da fisioterapeuta Patrícia Dias, os servidores fizeram exercícios de alongamento com o intuito de melhorar a disposição para as atividades de rotina, além de orientações sobre a postura correta ao se sentar. No SIM, as sessões com duração aproximada de 15 minutos estão previstas para as segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 9h30.

Ao final, a equipe do programa – vinculado à Coordenadoria de Bem Estar e Qualidade de Vida da Secretaria de Saúde de Maricá – realizou o mesmo trabalho na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), onde as sessões deverão ocorrer às 10h nos mesmos dias. O coordenador do Viver Bem, Bruno Rodrigues, afirmou que pretende levar a ginástica laboral a todos os setores. “Já houve no passado com outro grupo coordenando, mas não foi à frente. Estamos iniciando o trabalho aqui com esse intuito, o de tornar a rotina mais saudável para os servidores”, ressaltou o coordenador.

Para o coordenador de Receita Bruno Lecini, chefe da equipe que se exercitou, o bem estar dos funcionários vai se refletir no desempenho de suas funções. “É importante ter o pessoal trabalhando bem e, com isso, produzindo mais e melhor”, aponta ele, que ouviu de imediato as primeiras reações positivas aos exercícios. “Saí de casa hoje com uma dor nos ombros e um tanto mal humorada, mas já melhorei com o que fizemos aqui. Faço exercícios na academia, mas não tenho o hábito de me alongar. Me fez bem esse primeiro dia”, garantiu a servidora Stena Pimentel, de 27 anos, moradora de Guaratiba. O colega Sidney Lima Dantas, de 29 anos, disse que ficou até com vontade de voltar aos treinos de muay thay. “Estou há um tempo parado e já quero treinar de novo, esse exercício aqui me fez querer voltar”, afirmou ele, que mora na Mumbuca.