Alunos das escolas Rufino de Souza e Filho e Jachinto Luiz Caetano disputaram a Copa Rural - Foto: Fernando Silva

A 1ª Copa Rural de Futebol, promovida no último sábado (11/08), no bairro Gamboa, movimentou o bairro. A competição reuniu alunos das escolas municipais Antônio Rufino de Souza e Filho e Jacintho Luiz Caetano, numa parceria entre as secretarias de Educação, Esporte e Lazer e Obras. O prefeito Fabiano Horta acompanhou a disputa e enalteceu o encontro das escolas com a comunidade.

“Iniciativas como essa Copa Rural, que reúne no espaço a escola e as comunidades, são maravilhosas para o crescimento de cada criança, além de ter um esporte que inclui e une a meninada”, afirmou o prefeito. “É bom ver esse sentimento de pertencimento que encontrei aqui hoje”, concluiu Fabiano Horta.

Com a abertura da banda marcial do CEM Joana Benedicta Rangel, o torneio contou com a participação de 88 alunos das turmas de 3º, 4º e 5º anos das duas escolas nas categorias masculina e feminina. Na primeira fase da copa na categoria masculina, foram realizados os confrontos entre as turmas equivalentes das duas escolas.

No final dos últimos três jogos entre as turmas, os melhores jogadores de cada turma formaram um time único, a seleção masculina, para a disputa entre as escolas. Já na categoria feminina, foi realizado apenas um jogo entre as escolas composto por atletas de várias turmas. A escola Antônio Rufino de Souza e Filho conquistou os quatro dos cinco jogos disputados (3º, 4º, 5º anos e a seleção masculina). A escola Jacintho Luiz Caetano venceu na categoria feminina.

O vice-prefeito Marcos Ribeiro e a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa, também conferiram de perto o desempenho dos alunos. Adriana Luíza destacou a importância do esporte para o desenvolvimento social e cultural dos alunos. “O esporte é uma excelente ferramenta de inclusão social que colabora para melhorar a disciplina, comportamento e cidadania das crianças”, ressaltou a secretária.

O aluno da escola municipal Antônio Rufino de Souza e Filho, Alan Gonçalves, de 10 anos, estava feliz por ter vencido o jogo da sua turma de 3º ano. Morador do Caju, disse que participa da oficina de futebol realizada na escola. “Amo jogar bola e hoje estou fazendo uma das coisas que mais gosto. Brincar e me divertir com meus amigos”, afirmou ele, que sonha em ser goleiro. Já o aluno Miguel Teixeira, de 7 anos, da escola municipal Jacintho Luiz Caetano, também adorou participar do torneio, mesmo não tendo vencido o jogo. “Mais importante que vencer, é competir e estar com meus amigos. Estou bem feliz também. Na próxima, a gente vence”, afirmou o aluno.

A diretora da escola municipal Antônio Rufino de Souza e Filho, Diana Ribeiro, gostou do desempenho de seus alunos e falou sobre a importância do esporte no desenvolvimento social deles. “A ideia da copa surgiu por causa de um bate-papo com ex-alunos da escola que no passado tentaram montar um time da escola e perderam de 20 a zero para a equipe do CIEP do Centro porque não tinha quadra nem campo para treinar. É um desejo da comunidade ter um time e um campo de futebol. É isso que queremos oferecer a essa comunidade”, explicou a diretora.

Diana ainda ressaltou que o projeto é a construção da identidade da escola. “A comunidade já elegeu o mascote, que é a coruja buraqueira, e vamos fazer camisas, bandeiras, para incentivar nos alunos um sentimento de pertencimento da comunidade. Temos que ter orgulho do lugar onde a gente mora, estuda e trabalha. Todo lugar tem o seu valor”, acrescentou.