Segunda edição do festival de teatro acontece de 03 a 12 de agosto no Cineteatro Henfil - Foto: Elsson Campos

De 03 a 12 de agosto, acontece, pela segunda vez em Maricá, o Festival da FETAERJ – Prêmio Paschoalino 2018. Reconhecido como um dos eventos de teatro mais importantes do país, ocorre há 40 anos de forma ininterrupta. O próprio nome do festival é uma homenagem ao grande ator e promotor de arte Paschoal Carlos Magno. São convidadas a participar companhias teatrais do Rio de Janeiro, mas também de outros Estados. O objetivo é proporcionar o intercâmbio artístico e a troca de experiências sobre as múltiplas linguagens cênicas vindas de diversos lugares.

A abertura do festival será no Cinema Público Municipal Henfil, às 20h do dia 03/08, com a apresentação do espetáculo “Ariano – O Cavaleiro Sertanejo”, encenada pelos integrantes da Ciclomáticos Cia. de Teatro. A montagem comemora os 22 anos de carreira da companhia e homenageia o escritor nordestino Ariano Suassuna. Na peça, seis Cavaleiros saem à procura do lendário Ariano, invadindo com música e poesia a cidade de Armorial. Esta, na verdade, um movimento criado por Suassuna para criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste.

“No ano passado, quando foi realizado aqui o 39º Festival da Fetaerj, a cidade respirou teatro e isto se refletiu nas pessoas. Os moradores amaram o clima do evento, as peças. E, quando terminou, deixou saudades. Então, nada melhor do que continuarmos incentivando a vivência teatral no município, ao proporcionar oportunidade de conhecimento através do encontro entre artistas, técnicos e público”, diz Andréa Cunha, secretária de Cultura.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here