Quadrilha da Mió Idade é presença garantida nos palcos do Arraiá de Maricá - Foto: Rodrigo Pereira

Cumprindo a concorrida agenda de eventos, a Quadrilha da Mió Idade, da Casa do Idoso Mais Feliz, apresentou-se neste fim de semana, na Festa de São Pedro, em Araçatiba, e no Forró do Mineiro, em São José do Imbassaí (29/06), além da Praça do Ferreirinha (01/07), em Itaipuaçu, sendo muito aplaudida, em todas as apresentações.

Na sexta (29/06), a quadrilha, convidada especial na festa de São Pedro, mostrou todo seu brilho, depois de aguardar o término da missa celebrada pelo pároco da Igreja Matriz, padre Ademar Pimenta. Às 22h, o microônibus da Secretaria seguiu para o Forró do Mineiro, onde repetiu o brilhantismo da apresentação, com os integrantes aplaudidos pelo público.

No domingo (01/07), foi a vez da Praça do Ferreirinha, reformada há cerca de um ano e que recebeu pela primeira vez a Quadrilha da Mió Idade, convidada da Secretaria de Turismo, organizadora do evento. Segundo a coordenadora Jane Ferreira, filha do líder comunitário que deu nome ao logradouro, a praça oferece artesanato e comidas típicas nos feriados e fins de semana e já criou uma identidade com o público.

“A praça foi reformada há um ano e pouco. Com os shows da primeira festa junina, que estamos promovemos de sexta (29/01) a domingo (01/07), o movimento duplicou. Conseguimos o resgate do público. Hoje (domingo), por exemplo, se apresentaram o Trio Espírito Santo, com forró pé de serra, a Quadrilha da Mió Idade, e Léo Lima, com baladas sertanejas e forró universitário”, disse Jane. “Promovemos também artesanato e gastronomia, o que gera emprego, além de cultura. A Prefeitura se preocupa em oferecer ao público opções de lazer e um ambiente tranquilo para as famílias”, adiantou.

O escultor de areia Rojean Rodrigues, autor das peças da lagoa de Araçatiba e que esculpiu o símbolo da festa junina da Praça do Ferreirinha, curtia a festa com a esposa Daniela e a filha Geovana, de cinco meses. “É gratificante ver o resultado de seu trabalho reconhecido pelo público. Isto aqui está ótimo”, disse. Taulita Silvério, 68 anos, moradora de Inoã, e Jorge Tadeu Osório, 66, acompanharam todos os shows no domingo e apreciaram muito a quadrilha. “O que chama a atenção é o vigor e alegria dos idosos. Parecem vinte anos mais novos”, comentou Taulita.

A família formada pela matriarca Rosa Marcelino da Silva, 87 anos, a filha Roseli Marcelino da Silveira, 55, funcionária pública, a neta Diana Luiza e os bisnetos Eriel, 6 anos e Lara, 4, acompanharam a quadrilha. “É ótimo ver idosos sem complexo, dançando como jovem, afirmou Roseli.

Orientada pela secretária de Políticas para a Terceira idade, Lezirée Figueiredo, a quadrilha dançou ao som de músicas típicas e comandos dos passos. “Anarriê”, “anavantour”, “cumprimento de damas” e “cumprimento de cavalheiros”, “túnel”, “a grande roda”, “cestinha”, “serrote”, “coroa de espinhos”, “olha a chuva”, “olha a cobra”, e “é mentira”, entre outros. “Ensaiamos todo ano, e, graças a Deus, fazemos bonito. A Quadrilha da Mió Idade é requisitada em todo município e fora dele. É uma mostra do trabalho que realizamos na Casa. Os idosos tem comprometimento e adoram o que fazem”, adiantou.

Solange Soares, 58, estava com amigas e o neto Bernardo, de um ano e três meses. Achou ótima a apresentação da quadrilha, e disse que pretende voltar a fazer alongamento na Casa do Idoso. “Assim que puder, procurarei a unidade Centro para me informar e cadastrar”, garantiu. A usuária Maria Fernandes, 61 anos, moradora de Bambuí, componente da Quadrilha da Mió Idade, pratica Tai-shi-shuan e Zumba, na unidade Centro da Casa do Idoso Mais Felz, e levou a neta, a estudante Laura Soares, de 12 anos, vestida de noiva, para apreciar a festa. A nora Vanessa Soares, moradora de Itaipuaçu, foi encontrar-se com as duas. “Está tudo uma beleza”, encantou-se.

O secretário de Turismo Robson Dutra destacou a participação dos idosos na programação do Arraiá de Maricá. “A Secretaria de Turismo tem a honra de apresentar a Quadrilha de Mió Idade, pelo reconhcimento do trabalho e porque faz sucesso por onde passa”, concluiu o secretário.