Foto: Katito Carvalho

O projeto Praça do Saber, de iniciativa da Secretaria de Cultura, apresentou no último sábado (14/10), o espetáculo “Circo a Céu Aberto” do artista Fabiano Freitas. O evento foi realizado no espaço Cônego Batalha, no Centro e fez parte das comemorações pelo dia das crianças. A ação contou ainda com a participação do mágico Dragon ,que além de números de ilusionismo divertiu os pequenos com o boneco Trancinha em um divertido esquete de ventríloquo.

“O projeto Praça do Saber é uma ocupação dos espaços públicos com o objetivo de levar diversas atividades, entre elas, contação de histórias, minibibliotecas, oficinas de arte, poesias, artesanatos e muitas outras”, explicou Suelen Figueiredo, coordenadora da pasta de Literatura, ligada à secretaria de Cultura. “Nosso intuito é reunir vários saberes e apresentar sempre uma atração especial”, completou. “Já tivemos um sarau, e hoje para comemorar o dia das crianças trouxemos o espetáculo Circo a Céu Aberto. Na próxima adição traremos uma exposição de artes”, adiantou. “Nós estamos nos consolidando aqui neste espaço, mas também temos a Caravana Cultural que vai levar essa mesma união de saberes a todos os lugares do município”, frisou.

Segundo o artista Fabiano Freitas “Circo a Céu Aberto” é um espetáculo de rua, no qual o foco principal é o circo e a palhaçaria clássica. O artista conta ainda que a música cria todo o clima da narrativa. “A minha interpretação somada a uma atmosfera musical ao vivo, com o bandoneonista argentino Martin Lima, que acrescentou ao espetáculo os seus tangos portenhos, se funde com o drama do tango e a comicidade da palhaçaria” explicou Fabiano. “É um espetáculo que já existe há 17 anos e que interage livremente com o público transeunte, com a família, crianças, todo mundo que estiver na rua”, completou o artista.

“Achei esse tipo de evento muito legal. Simplesmente fantástico”, afirmou Ellan Kizelsztein, mãe de Enzo Kizelsztein, de 8 anos, e moradora de Araçatiba. “Eu estava passando com meu filho e parei para assistir”, completou “E o mais bacana é que essa praça aqui já estava meio esquecida, sem nenhuma utilidade, e agora está recebendo esse tipo de evento que é tão importante para a população e principalmente para as crianças que carecem de acesso a programas culturais e divertidos”, analisou Ellan. Anderson Coutinho, pai de Matheus Coutinho, de 5 anos, e morador do Bairro da Amizade, também aprovou a iniciativa. “Muito bom! Tem que ter mais eventos como esses. Isso é muito bom para as crianças”, ressaltou Anderson. “Eu gostei muito do palhaço e quero circo todo dia”, pediu o pequeno Matheus.

A secretária de Cultura, Andréa Cunha, falou sobre as comemorações pelo dia das crianças e a ampliação do projeto Praça do Sabe. “Esse evento hoje só vem a completar todo o trabalho que realizamos na Semana da Criança, em parceria com outras secretarias e que gerou uma festa maravilhosa para as crianças da cidade”, afirmou Andréa. “Nós estamos cada vez mais divulgando a Praça do Saber e é bom ver que as pessoas estão descobrindo isso aqui”, completou. “O evento é quinzenal e estou muito feliz em perceber que a cada sábado aumenta mais a quantidade de famílias aqui presentes”, comemorou. “Nosso objetivo no futuro é ampliar essa ação para que cada comunidade de Maricá possa trazer os seus saberes. Isso despertará o pertencimento e nós sabemos da potencialidade que existe em nosso município”, ressaltou a secretária.

Foto: Katito Carvalho

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here