Teve diversão para todo lado - Foto: Clarildo Menezes

O Dia das Crianças em Maricá foi do jeito que os pequenos gostam: alegria, diversão, fantasia e muita brincadeira. Em sua 10ª edição, uma grande festa promovida pela Associação de Ministros Evangélicos da cidade (AME) com apoio da Prefeitura de Maricá – através das secretarias de Turismo, Cultura e Geral e de Governo – agitou a Praça Orlando de Barros Pimentel (no Centro), a Praça Cultural do Ferreira (em Itaipuaçu) e os dois condomínios do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ (em Itaipuaçu e Inoã). Em todos teve brinquedos infláveis, contação de histórias, pintura no rosto, recreação e a participação de personagens queridos da criançada, além de muita pipoca, picolé, algodão doce e lanches. Segundo os organizadores, quase 10 mil pessoas passaram pelos locais ao longo do dia, das quais mais de 6 mil eram crianças.

Na Praça do Ferreira, por exemplo, havia exibições de malabaristas e brincadeiras dos chamados ‘sombras’, que imitavam os gestos e passos de algumas pessoas que foram ao local. As crianças ganharam brinquedos e não escondiam a satisfação, como o pequeno Isaque, de apenas 2 anos, que ganhou um caminhãozinho. “Ele adorou o presente e eu estou achei tudo ótimo. Eu ia sempre a festas em São Gonçalo, onde tenho parentes, mas desta vez não precisei sair da cidade”, contou a inspetora penitenciária Luciana Álvares, de 35 anos, que mora na Reserva Verde, mesmo bairro do militar Alessandro Borges, que levou para brincar os gêmeos Mateus e Davi, de 4 anos. “Gostei porque está sendo um dia de diversão para eles perto de casa, muito bom”, afirmou o pai, de 36 anos.

Perto dali, no residencial Carlos Marighella, houve ainda sessões de teatro, cinema e uma edição especial do projeto ‘Praça do Saber’. Na primeira, o ‘Circo a Céu Aberto’ divertiu crianças e adultos. Pouco antes teve a exibição do filme ‘A Bela e A Fera’, um dos sucessos de bilheteria. Ao final, a ‘Bela’ em pessoa tirou fotos com os meninos e meninas, e uma delas chegou a se vestir como a personagem sem saber que a própria estaria na festa. “Ela usou no aniversário dela no início do mês e agora pediu pra usar de novo. Foi coincidência mesmo, mas ela adorou’, disse a dona de casa Maria Jeci, de 26 anos, mãe de Júlya, de 6.

O Centro da cidade teve a mais movimentada das festas, na qual houve ainda o sorteio de 16 bicicletas, uma tenda para doação de roupas e outra para atendimento do Conselho Tutelar do município. O grande sucesso, no entanto, foram as pinturas faciais. O que mais se via eram crianças de todas as idades com o rosto pintado com os mais diferentes desenhos, como o estudante Gabriel Coelho, de 16 anos, que pintou uma aranha em metade do rosto. “A festa está muito boa. Tem segurança, a equipe interagindo, comida boa, tudo ótimo”, elogiou o jovem, que mora em Guaratiba e cursa o 6º ano do ensino médio. Os ‘personagens vivos’ também agradaram às crianças, algumas fantasiadas, como a pequena Júlia Valentina, de apenas um ano e três meses, vestida de Mulher Maravilha. “É a primeira festa que ela vem, está tudo bem legal”, observou Marcela Pessoa, mãe da menina, de 19 anos.

O presidente da AME Maricá, pastor Júnior Diogo, disse que o intuito da festa é de proporcionar diversão para crianças cujos pais nem sempre conseguem sair da cidade para o lazer dos filhos neste dia. “Sabemos das dificuldades que muita gente tem e é bacana conseguir trazer essas pessoas para a praça, mas a festa é sempre de todos”, disse ele, ao lado do secretário de Turismo Robson Dutra. “Além disso, também queremos que as famílias venham sempre para as praças. Nossa missão é organizar os espaços para que todos que vierem curtam os eventos que levamos aos espaços”, afirmou.

Foto: Clarildo Menezes
Foto: Clarildo Menezes