Atletas treinam em Maricá - Foto: Júnior Moraes

A equipe brasileira de base do Tiro com Arco, formada por atletas de Maricá, realizou um feito inédito durante o campeonato mundial disputado em Rosario, na Argentina, no início de outubro. O quarteto formado por Marcus Almeida, Jonathan Brazil, Lugui Cruz (todos de 19 anos) e Mateus Almeida (de 16) alcançou o 4º lugar geral por equipe, ficando atrás apenas da campeã Coréia do Sul, da Índia (vice-campeã) e da Rússia (3º lugar). Mateus ainda garantiu uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas da Juventude, que acontecem ano que vem também na Argentina.

O próximo desafio internacional acontece essa semana, quando Marcus (que disputou as Olimpíadas Rio 2016) estará ao lado de Marcelo Costa e Marcos Porto (ambos de 17 anos) no mundial adulto que acontece na Cidade do México, com embarque previsto para sexta-feira (20/10). A presença desses atletas entre os adultos – cuja idade mínima é de 21 anos – é considerada outra façanha que demonstra o nível técnico a que chegaram os arqueiros que treinam na sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), em Itapeba, a maioria revelada através de uma parceria entre a entidade e a Prefeitura de Maricá.

Eles, no entanto, garantem que estão bem tranquilos e preparados para mais esse torneio. “Serão mais de 40 equipes disputando e nossa meta é ficar entre os 15 primeiros. Creio que temos condições que conseguir, até porque o Tiro com Arco do Brasil já é visto com outros olhos no exterior, respeitam mais”, observou Marcus Almeida, que já foi o segundo melhor do mundo no ranking de 2014.

Marcelo Costa concorda: “Temos chance real de ficar entre os melhores e até de medalha. Podemos ir bem longe neste torneio”, acredita o arqueiro. Para Marcos Porto, a estratégia é observar a técnica dos possíveis adversários. “Antes eu via pela internet, mas hoje tenho a chance de vê-los ao vivo e isso ajuda. Além disso, nossa responsabilidade hoje é bem maior”, ressaltou ele.

O próximo desafio internacional acontece no México – Foto: Júnior Moraes
Equipe brasileira ficou em 4º lugar em torneio disputado na Argentina – Foto: Júnior Moraes