Secretário Marcelo Basbus (camisa branca) elogiou a estrutura do festival em Maricá - Foto: Fernando Silva

Atraído pela grande repercussão positiva do 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017, aberto na cidade em 21/07 e que acaba neste domingo (30/07), o secretário de Cultura de Paty do Alferes, Marcelo Basbus, esteve em Maricá na tarde desta quinta (27/07) e elogiou muito a organização e a estrutura do evento. “A Prefeitura está de parabéns! Meu respeito à Secretaria de Cultura e a todos os envolvidos na realização do Festival. Faço aqui uma análise como ator, que também sou, mas principalmente como gestor público. Com essa valorização do teatro o movimento cultural passa a enxergar Maricá com outros olhos”, afirmou.

Marcelo Basbus contou que soube da repercussão do festival nas redes sociais, a partir de inúmeras postagens de pessoas que estiveram em Maricá e adoraram o que viram. Segundo ele, a repercussão positiva é consequência do volume de público, que vem lotando cada peça e este é o legado para o município. “Todo festival tem o seu público cativo, porém o do festival de Maricá tem sido em sua maioria a própria população da cidade. E isso é o maior retorno que o movimento do festival, da federação e do próprio município poderia ter”, explicou. Marcelo ressaltou ainda que, além da herança material, como a restruturação do palco, iluminação e a preparação de um espaço, que pode ser multiuso, cinema e teatro, o festival vai possibilitar ao poder público realizar um projeto ainda maior, com o Cinema Henfil funcionando como produto de consumo e de formação cultural. “Hoje nosso estado tem menos de 30% dos municípios com espaço adequado para produções artísticas. Um espaço como esse do Cine Henfil não é comum. Maricá está à frente de muitos municípios”, frisou Marcelo.

Durante a visita, o secretário participou de uma reunião realizada pela Fetaerj no Cine Henfil. E na ocasião informou o interesse do seu município em sediar a 40º edição do evento, ano que vem, destacando o simbolismo que isso representaria para o festival e para a cidade de Paty. “Paty do Alferes recebeu a maioria das edições do Festival da Fetaerj – Prêmio Paschoalino, porém há três anos não temos essa honra e hoje eu trouxe a notícia à federação de que o nosso espaço será recuperado e que estará apto para voltar a sediar o evento”, afirmou. “O prêmio se chama Paschoalino em homenagem a Paschoal Carlos Magno, grande homem da cultura brasileira e o fundador da aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, e por isso é tão importante poder realizar na cidade a 40º edição do Festival devido ao simbolismo histórico e cultural que isso representa”, finalizou o secretário.

Mais conhecida como a “cidade do tomate”, Paty do Alferes tem recebido a maioria das edições do festival, que ocupava os palcos da tradicional Aldeia de Arcozelo, um complexo cultural com o objetivo de ser um centro permanente de realizações artísticas. A partir do sonho de Paschoal foram construídos o Anfiteatro Itália Fausta, o Teatro Renato Vianna, salas de exposições e oficinas, a Biblioteca, além de uma área reservada para hospedagem e alimentação dos participantes de eventos lá realizados. Hoje a Aldeia de Arcozelo é administrada pela Funarte – Fundação Nacional de Arte, do Ministério da Cultura.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here