Simarito orientou pedestres, motoristas e ajudou crianças a atravessar a via na faixa - Foto: Clarildo Menezes

A blitz educativa da campanha “Basta de Acidentes”, da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito de Maricá, chegou à Estrada do Boqueirão trazendo novidades. O semáforo em frente à Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho ganhou uma botoeira sonora e sua inauguração contou com a presença do mascote Simarito, que com a ajuda de agentes da Guarda Municipal, distribui panfletos e instruiu motoristas sobre o uso do cinto de seguranças e o respeito à sinalização.

No local, onde já existiam os blocos semafóricos, foram adicionados o bloco de pedestres e a botoeira, que leva cerca de oito segundos para fechar o trânsito para veículos. “O tempo para travessia é de 30 segundos. Por ser uma sinalização voltada para a escola, não vimos a necessidade do semáforo ficar funcionando com a programação. Para que o fluxo continue sem problemas, optamos por acionar o fechamento do sinal apenas através da botoeira”, explicou o engenheiro de trânsito Victor Guimarães.

De acordo com o secretário de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, Celso Netto, a intervenção será realizada em outros pontos da cidade. “O Projeto Escola não será uma ação isolada. O que está acontecendo aqui é um piloto, um modelo que será implantado em todas as escolas do município”, afirmou.

A manicure Danielle dos Santos Vianna, de 33 anos, contou que a iniciativa facilitou sua vida. “Como meus filhos estudam aqui perto, ter o botão facilita muito. Agora quando formos atravessar, é só apertar e seguir com segurança”, disse.

Segundo a diretora da Escola Municipal Maurício Antunes de Carvalho, Manuela Costa, a instituição está dando sua colaboração nas salas de aula. “Estamos ensinando os alunos a utilizar a faixa de pedestres, o semáforo e o botão. Mas também contamos muito com estas campanhas que são realizadas pela prefeitura, é preciso conscientizar os motoristas sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito e evitar acidentes”.