Pacientes, familiares e funcionários participaram da festa julina do Sapad e Seas - Foto: Divulgação

O Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Sapad) e o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), equipamentos vinculados à Secretaria de Assistência Social, realizaram uma festa julina para os usuários, seus familiares e convidados nesta quarta-feira (26/07), na sede do Sapad. O arraiá foi animado ao som dos cantores Ronaldo Valentim e Dalva Alves, que também “orquestraram” a quadrilha dos usuários e da equipe.

Durante a festa, as crianças participaram de atividades recreativas como pescaria e arremesso de argolas em garrafas com direito a brindes. Os convidados assistiram a uma apresentação dos alunos da oficina de leitura. Juntos aos cantores, os alunos cantaram a música “Eu só quero um xodó”, de Dominguinhos. Além das comidas, bebidas e decorações típicas, o evento disponibilizou uma máquina de karaokê para alegria dos participantes, que cantaram músicas da Legião Urbana, RPM e Raça Negra, entre outros.

O servente Jakson Araújo, de 48 anos, foi encaminhado pelo hospital para o Sapad há exatos dois meses e já percebeu a diferença em sua vida. “Eu já não convivia com minha família há anos. E agora, com o atendimento dos profissionais, melhorei e estou lutando para unir minha família novamente”, contou. “Esta festa está sendo uma ótima oportunidade para comemorar com minhas filhas e netos a minha recuperação”, declarou. A manicure Daniele Fernandes Rodeiro, de 36 anos, não só faz tratamento individualizado no local, mas também participa das oficinas de leitura e corte de cabelo. “Há seis meses eu estava no submundo das drogas. A equipe do Sapad e do Seas representa a minha inclusão na vida social, a volta da minha autoestima e maior incentivo de buscar o melhor para meus filhos”, contou. “Estar aqui em dias festivos como este é saber que eu posso ser feliz”, afirmou.

Reginaldo Costa, de 38 anos, é churrasqueiro e cozinheiro e contou como a situação de desemprego afetou sua vida. “Não vivo na rua porque quero. É porque não tenho trabalho para poder pagar aluguel e as contas. Eu só preciso de uma oportunidade”, disse. “As equipes do Seas e do Sapad me ajudam sempre a manter minha higiene pessoal, a não passar fome e a me qualificar com as oficinas de leitura, desenho e artesanato com materiais recicláveis. Além de nos acolher com atividades como esta festa e as partidas de futebol toda sexta-feira”, complementou, emocionado.

A festa foi realizada também com a ajuda de parceiros, que doaram kits de frio (touca, luva e meia) e kits de higiene (escova, pasta de dente e sabonete) para os usuários. As secretarias municipais de Trabalho e de Agricultura, Pecuária e Pesca, o secretário Geral e de Governo, Renato Machado, o prefeito Fabiano Horta e a primeira dama Rosana Horta, também colaboraram para a realização da festa. “Agradecemos aos parceiros que ajudaram a realizar esta linda festa para estes cidadãos. Esta confraternização tem uma grande importância de inclusão social”, declarou a subsecretária da pasta, Laura Costa.