Esquetes teatrais com no máximo 10 minutos de duração serão apresentadas no Cineteatro Henfil - Foto: Katito Carvalho

Inaugurado há três anos e hoje reconhecido como um símbolo de cultura acessível a todos do município, o Cinema Público Municipal Henfil, no Centro, vem sendo um sucesso de público com apresentações lotadas e um público que só tece elogios à qualidade do espaço, melhorada recentemente com a instalação de um palco maior e de um novo equipamento de iluminação cênica. A nova estrutura, cedida pela Federação de Teatro do Estado do Rio de Janeiro (Fetaerj) especialmente para o 39º Festival de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017, além de transformar a casa tecnicamente em um verdadeiro teatro, deixou o espaço apto para receber grandes espetáculos.

Tudo é de alto nível na cenotécnica. A iluminação, por exemplo, vem sendo uma peça fundamental para o sucesso de todas as apresentações. Conta com dezesseis lâmpadas par com foco 5 (gradação de quanto o feixe de luz pode ser concentrado) e quatro lâmpadas par com foco 1. Para se ter uma ideia do que isso representa em termos de qualidade cênica, a luz com foco 1 possui intensidade luminosa dez vezes maior que a de foco 5 por conta da absorção e do espalhamento. Além disso, estão sendo usados no Cine Henfil dois dos chamados mini brut, que são conjuntos de refletores instalados em tripé e dotados de abas metálicas, cinco lâmpadas duplas de led tipo RGBW, todos os equipamentos controlados por uma mesa de iluminação com 24 canais de dimmer (comandos de intensidade controlada variável). Até uma máquina de fumaça também está sendo utilizada.

O palco também segue o mesmo padrão. Antes possuía 3 metros de profundidade por 9 metros de largura e agora conta com aproximadamente 5 metros de profundidade e os mesmos 9 metros de largura, o que facilita e ajuda a maximizar o impacto das peças. Além disso, foi criada uma coxia e instaladas duas escadas, uma lateral e uma frontal. Todas essas melhorias devem permanecer no Cine Henfil até o inicio de 2018, contemplando, inclusive, outro projeto, o “Maricá em Cena”, que se refere a um pacote cultural de artes cênicas, outra parceria da Secretaria de Cultura de Maricá com a Fetaerj.

De acordo com a secretária de Cultura, Andréa Cunha, esses equipamentos permitem oferecer ao público uma experiência diferenciada, pois além de desfrutarem de espetáculos teatrais de qualidade o publico é envolvido pelo cenário, pela iluminação e pela verdadeira magia do teatro. “Com essa nova estrutura, com esse novo visual quem chega aqui fica impressionado, encantado e tem vontade de voltar. O efeito visual que essa estrutura proporciona faz com que o público desperte o interesse pelo teatro”, afirmou Andréa. “Estamos vivendo hoje um momento maravilhoso de formação de plateia e isso só tem sido possível por conta da qualidade dos espetáculos que a cidade está recebendo, mas sem dúvida o visual que essa estrutura, montada pela Federação, proporciona nos ajuda na fidelização do público a cada apresentação”, explicou a secretária.

“Com essas melhorias de estrutura e com esse tamanho de palco é perfeitamente possível realizarmos as oficinas e os cursos de teatro, entre muitas outras atividades, pois o espaço acomoda essas muitas atividades, além disso, nós podemos receber espetáculos que exigem um aparato técnico mais completo”, frisou o diretor e um dos organizadores do Festival, Perceu Silva. “Não é exagero afirmar que esse investimento em infraestrutura também possibilitou oferecer ao povo de Maricá uma experiência teatral até então inédita na cidade”, finalizou.