Banda Cult reapresenta nesta quinta-feira a homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga - Foto: Fernando Silva

O espetáculo “Luar do Sertão”, do projeto Sala Cult, terá uma única reapresentação nesta quinta-feira (06/07) no Cine Henfil, às 19h. Devido ao sucesso e grande repercussão da homenagem feita ao centenário de Luiz Gonzaga na última edição, a Secretaria de Cultura decidiu fazer a reapresentação. “Isso só demonstra que a Coordenação de Música da secretaria vem acertando ao escolher os temas do Sala Cult a fim de se aproximar do público que, cada vez mais, descobre no Cine Henfil um espaço de acesso à cultura e diversão”, considera a secretária de Cultura, Andrea Cunha. “Através da arte, concretiza-se o lema Mais Perto de Você”, frisou.

Os cantores e músicos da Banda Cult, por sua vez, não escondem a alegria de se reapresentar por conta de pedidos do público. Dalva Alves, diretora musical, conta que a ideia de “Luar do Sertão” foi mostrar um Nordeste mais ligado aos festejos juninos, ou seja, mais leve, mais alegre, fugindo da aridez a que a região costuma ser associada.

A apresentação de sexta-feira (30/06) reuniu cerca de 150 pessoas no Cinema Henfil. E logo na chegada, uma recepção bem típica era oferecida: rapadura. No palco, cenário com bandeirinhas emoldurando a leitura de canções nordestinas. “Não tenho nem como explicar um projeto como esse. Bom demais. Estávamos precisando de coisas assim na cidade há muito tempo”, opinou o convidado, Bidi do Acordeon.

Ronaldo Valentin contou que a escolha do tema foi influenciada pela época. “Maricá, assim como todo o Brasil, está comemorando esses festejos juninos. Além disso, temos um motivo a mais para comemorar que são os 100 anos de Luiz Gonzaga”, explicou. “Esse é o mês das festas de Santo Antônio, São Pedro e São João, então este é um tributo em que a gente resgata um pouco dessa cultura popular brasileira”, acrescentou Andrea Cunha. “O objetivo do Sala Cult é sempre fazer um tributo a alguém, a alguma expressão cultural através de poesias teatralizadas, de causos sendo recitados, mantendo o compromisso com o trabalho musical e poético das histórias”, disse.

Morador de Itapeba, Alexandre Bacellar elogiou o projeto. “Sempre que tem eventos estou aqui. Em relação ao tema, acho muito importante que ele aconteça porque é uma forma muito mais atrativa para integrar a população de Maricá num universo nordestino, numa sala de cinema bem equipada e estruturada para receber a população”, disse o coreógrafo e ator, que estava acompanhado da amiga e professora Julia Lima, mãe do pequeno Henrique de apenas 4 anos. “Hoje eu vim porque queria conhecer esse espaço e nunca tinha visto uma peça de cordel. Acho importante para o meu filho que ele aprenda sobre essa cultura, a ter contato com a história do Brasil que também é a história da família do pai dele. Pretendo voltar sempre que der, com certeza”, declarou, satisfeita.

Acompanhada dos pais, da avó Maria Aparecida (72 anos) e da amiga Júlia Grila (12 anos), Ana Carolina Hora (13 anos), moradora do Retiro, chamava a atenção por sua animação na primeira fila. “Sempre gostei muito dessas coisas. Me interesso pela cultura porque aprendemos bastante e também porque faço curso de teatro”, disse. “É importante para mim por conta do teatro e para fazer companhia para ela”, reforçou a amiga. “Tenho vindo a todos, aí comentei com ela e disse que nesse a traria. Os pais quiseram vir também e conseguimos que toda a família estivesse aqui”, completou Maria Aparecida.

Serviço

Sala Cult “Luar do Sertão”
Com Banda Cult
Cinema Público Municipal Henfil – Rua Domício da Gama com Rua Alferes Gomes – Centro
Quinta-feira (06/07), às 19h
Direção Musical: Dalva Alves
Direção Artística: Paulo Ernani

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here