Idosos da Mió Idade dançaram quadrilha na festa de São Pedro, em Araçatiba - Foto: Fernando Silva

A festa realizada nesta quinta-feira (29/06), em Araçatiba, em homenagem a São Pedro, esquentou os corações em um frio de 17 graus. O evento, dedicado ao santo padroeiro dos pescadores, contou com o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Turismo e de Políticas para a Terceira Idade, e atraiu centenas de visitantes.

A programação religiosa contou com procissão terrestre e missa solene na Capela de São Pedro, celebrada pelo padre Ricardo Dias e pelo pároco Ademar Pimenta. Em seguida, vieram a queima de fogos, as barracas de comidas típicas e de artesanato, as apresentações dos músicos Beto Bahia e Ismayer Alves, do projeto Pratas da Casa. Mas o ponto alto ficou por conta da Quadrilha da Mió Idade, atividade exercida pelos usuários da Casa do Idoso Mais Feliz, programa da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade.

Liderada pela secretária Lezirée Figueiredo, a Quadrilha da Mió Idade se apresentou com 22 figurantes que mostraram alegria e energia, com comandos de “balance, mão na cintura, cavalheiros cumprimentar damas, damas cumprimentar cavalheiros, cestinha, anavantur, a grande roda, coroa de flor, serrote, caminho da roça, olha a chuva, olha a cobra e é mentira”. A aposentada Vilmar Pinto, 70 anos, moradora no Rio, alugou uma casa em Araçatiba. “Gostei muito daqui. É a segunda vez que venho à Festa de São Pedro em Maricá. Acompanhei a procissão e assisti à missa. A festa está muito boa e dá gosto ver gente da minha idade dançando como jovem nessa quadrilha”, completou.

O comerciante Paulo Cesar Bastos, 36, e a esposa Rosangela dos Santos, 32, também moradores de Araçatiba, comentaram sobre a quadrilha. “Tem idosos mais animados que nós. De onde tiram tanta energia?”, indagou Rosangela. A família Salgado – André, sua esposa Renata, sua filha Alicia, de um ano, e a cunhada Adriana -, filhos, nora e neta de Adelízia,77, e Antonio Sergio Salgado, 81 anos, estes, integrantes da quadrilha, disseram-se entusiasmados por serem seus pais idosos em plena atividade. “Eles frequentam diversas atividades da casa, além de serem compositor, rei e rainha do Carnaval da Terceira Idade. Nós é que ainda damos trabalho a eles”, disse André. A integrante da quadrilha Vilma Barreto Mattos, 59 anos, era só alegria. “Faço hidroginástica e alongamento. Em seis anos de Casa, mandei a depressão embora e as dores do corpo foram também”, enfatizou.

“A Casa do Idoso é um lugar de reencontro da pessoa consigo mesma, com os outros, e com a felicidade. Oferecemos dezenas de atividades, que são praticadas com leveza e responsabilidade”, explica a secretária Lezirée Figueiredo. “Só a quadrilha ensaia duas vezes por semana para apresentar-se em todo município. Para nós, é uma alegria sermos convidados e poder mostrar que a terceira idade tem potencial e qualidade de vida como os mais jovens”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here