Coordenador David Rezeno participou da aula inaugural do curso de Teologia da Umbanda - Foto: Clarildo Menezes

A aula inaugural do curso de teologia da Umbanda foi realizada na última quarta-feira, 11/05, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca.  Maricá é a primeira cidade a ministrar o curso no Estado, uma parceria entre a Secretaria de Cultura, através da Coordenação de Assuntos Religiosos, e a Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro.

“Para nós da Coordenação, essa é mais uma conquista de igualdade, integração e unidade entre os segmentos religiosos num governo voltado totalmente para a inclusão” afirma o coordenador David Rezeno. “Buscamos por intermédio dessa integração o crescimento social, religioso e intelectual e parabenizamos todos os alunos e professores”, completa.

Coordenadora do segmento afro religioso, a candomblecista Danielle Pacheco completou: “O Rio de Janeiro tem vivenciado uma carência de explicação da umbanda. As pessoas precisam saber o que ela significa, mas antes de tudo a religião tem que habitar em vocês”. analisa. “Tem gente que diz que incorpora e pronto. As pessoas precisam se conhecer, entender o que isso significa. Agradeço ao nosso prefeito por abrir as mesmas oportunidades para todas as religiões. Ele é um visionário”, concluiu a yalorixá (mãe de santo).

Autorizado pela Federação Brasileira de Umbanda, o curso básico gratuito foi idealizado pelo Pai Rubens Saraceni em 1990. Conta com Maria Gilda Silva na coordenação, além de Patrícia Braga e Martiniano Santos como ministros de ensino. Todos voluntários.

De acordo com a coordenadora, o objetivo é acabar com a intolerância sofrida pelo grupo. “Somos preparados sacerdotalmente pela Escola Umbandista de São Paulo e estamos aqui para quebrar os paradigmas e vencer preconceitos, principalmente de que não existe Deus na umbanda. Vamos mostrar que a religião sofreu uma transformação. Aqui não importa se você é da umbanda, do candomblé, católico ou evangélico”, explicou Maria Gilda, que é moradora de São José de Imbassaí, onde tem uma casa de umbanda.

Segundo a professora e artesã Patrícia Braga o que vai ser estudado com os alunos é um resumo, uma espécie de curso compacto de um ano e meio de ensino. “O curso é uma teologia básica da umbanda totalmente teórica em que vamos falar sobre os principais fundamentos da nossa religião como um todo e não apenas segmentos, para alcançar um maior número de pessoas que queiram buscar conhecimento e informação dentro da religião desmistificando muita coisa”, enfatizou.

Martiniano Santos (servidor público do RJ, morador de Bambuí) foi direto. “A umbanda é a manifestação do espírito para a prática da caridade. Fazemos parte do universo que Deus criou e temos o papel de alimentar valores de respeito e amor ao próximo, fazer o bem, o amor e a caridade, além de trazer a conscientização ambiental e o respeito pela natureza”, resumiu.

Divididos em sete módulos, por um período de sete meses, num total de 56 horas/aula para cerca de 40 alunos, as aulas vão ser realizadas às quintas-feiras, sempre na parte da noite, das 19h às 20h30, abordando assuntos como: história da umbanda; o que não é umbanda; Deus e divindades; gênese do Ser; fatores e energia; teogonia da umbanda e orixás sagrados; orixá exu, orixá pomba-gira e orixá exu mirim; linhas de trabalho; orixás de frente, adjunto e ancestral; liturgia da umbanda; oferendas e preservação da natureza.

“Todas as religiões bebem das outras. Nada surge do nada. Umas se baseiam na Bíblia, outras no Alcorão ou no Torá. Nós também estudamos a bíblia porque somos livres, não engessados. Temos espíritos guias do nosso lado nos instruindo do que é certo ou errado. Por isso temos obrigação de conhecer. Chamar Exu e pomba-gira para nos ajudar”, finaliza.