Encontro de gestores educacionais aconteceu nesta quarta-feira no Cinema Henfil (Centro) - Foto: Fernando Silva

A Secretaria de Educação promoveu nesta quarta-feira (10/05), no Cinema Henfil, o I Fórum Municipal de Gestores Escolares com o tema: “Diálogos sobre gestão Escolar, Desafios e possibilidades”. O objetivo do encontro foi realizar momentos de reflexão, discussão, análises, troca de experiências e conhecimentos em um trabalho que prioriza a conexão entre a teoria e a prática além de promover a integração entre os gestores.

Presente na mesa de abertura a secretária Adriana Luíza da Costa destacou a importância do evento. “É uma caminhada árdua estar à frente da gestão escolar, juntos de mãos dadas vamos longe”, avaliou. “Esse encontro é um fortalecimento de ideias. O lema do nosso governo é estar perto das pessoas e é isso que vou fazer através do novo projeto, ‘Secretaria de Educação Itinerante”, acrescentou, referindo-se à iniciativa na qual uma equipe da Educação fará, com a secretária, visitas às escolas. “Juntos vamos focar nas soluções”, completou.

O evento contou com palestras sobre gestão escolar e troca de experiências. Palestrante do evento, a professora pós-doutorada nas universidades Complutense de Madri, do Estado do Ceará e do Estado do Rio de Janeiro, Lúcia Velloso, foi uma das palestrantes. “Essa é terceira vez que venho à cidade esse ano e tenho visto que Maricá investe muito em Educação”, avaliou. “O que tenho para falar para vocês hoje é muito pequeno diante do que Maricá tem feito”, destacou ela na palestra “Gestão na Educação Integral”.

Entre os convidados estavam gestores escolares municipais e particulares e representantes da Câmara Municipal. “Esse fórum busca a integração dos sistemas municipal e particular, agradeço a todos os diretores da rede, colégios particulares, cursos e aos palestrantes presentes por aceitarem nosso convite”, finalizou Rodrigo Moura, coordenador do Projetos Especiais da Secretaria de Educação. O Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente Adyr Motta e a Coordenadora de Habitação, Rita Rocha, também participaram do evento. Para Rita, que apresentou aos gestores da educação o projeto intitulado “Ação Interdisciplinar Habitação, Cidade e Cidadania”, a escola é um excelente meio para desenvolver ações diferenciadas a continuidades ao longo do município.