Imagem da plenária da Juventude no Cinema Henfil
Evento no auditório do Cinema Público Henfil contou com batalha de MCs e cantores de rap - Foto: Fernando Silva

O Cinema Público Henfil promoveu nesta sexta-feira (24/11), a sexta plenária preparatória para o Congresso da Juventude, que acontecerá em março de 2017. Um evento de hip- hop, com batalha de MCs e cantores de rap, também foi apresentado pelo Movimento Quinta Sintonia, com apoio das secretarias municipais adjuntas de Cultura, Ciência e Tecnologia e da Juventude, Igualdade e Solidariedade. Segundo o coordenador do Movimento Quinta Sintonia, Fabio Mussum, o evento homenageou o mês da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares. “Queremos registrar a data, lembrando sempre a luta pela igualdade de direitos para negros e afrodescententes”, disse.

As amigas Julia Oliveira, 18 anos, e Natalia Soares, 18, moradoras no Boqueirão, e o estudante de Física Igor Fernandes, 20, disseram que sempre vão a eventos de hip-hop. “É um movimento cultural de inclusão social, gosto bastante”, disse Igor. “Legal a proposta do congresso, agregando segmentos diversos da juventude para discutir a sociedade”, acrescentou.

Foi apresentado na plenária o convite de inscrição para delegado do congresso. De acordo com os coordenadores qualquer participante inscrito, com idade entre 15 e 35 anos, poderá atuar como delegado. Fora dessa faixa etária, ficará como observador. O Congresso da Juventude vem discutindo temas nas plenárias relativas a políticas públicas sobre cidadania, racismo, homofobia, meio ambiente, acessibilidade e outros que promovam o desenvolvimento material e social do município. Em março, será formada comissão para apresentar o documento final ao prefeito eleito, Fabiano Horta, como proposta de participação da juventude no crescimento de Maricá.

 

Este conteúdo é protegido.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here