Na semana de prevenção haverá realização de testes rápidos e orientações - Foto: Clarildo Menezes

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do programa IST (Infeção Sexualmente Transmissível) HIV/AIDS e Hepatites Virais realizará, do dia 27/11 ao dia 02/12 ‘Campanha em alusão ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS’, comemorado no dia 01/12. Será uma semana de prevenção. Para isso, haverá a realização de testes rápidos e orientações em algumas empresas (veja a lista abaixo), alguns postos do município e em outros locais conforme programação abaixo. O objetivo maior é promover assistência à Saúde. É o que explica a coordenadora do programa, Claudia Rodrigues. “Foram selecionadas a fim de oferecermos também o bem estar ao trabalhador, que às vezes não tem tempo ou disponibilidade e oportunidade de realizar as testagens”. Ainda segundo ela, a finalidade é o diagnóstico precoce das infecções.

Os funcionários serão atendidos no próprio local de trabalho. Vale destacar que todos que desejarem participar podem comparecer nos demais locais descritos, com documento de identidade e cartão do SUS (postos de saúde, prefeitura e Praça do Turismo), de acordo com a programação, pois também serão atendidos.

Durante a campanha serão realizados testes de HIV, Sífilis, HBV (Hepatite B) e HVC (Hepatite C). Claudia Rodrigues explica como é feito o exame. “A pessoa recebe um furo no dedo e quatro testes são realizados, em aproximadamente vinte minutos”, complementa a coordenadora. Ela destaca que os testes realizados são totalmente sigilosos. “Se o resultado for positivo, haverá o encaminhamento imediato para o tratamento”, finalizou.  Mais informações sobre o programa IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais pelos telefones 2637-1747 ou 2637- 8312.

PROGRAMAÇÃO

27/11 – 8h – Missa pelas almas das pessoas vítimas da Aids – Igreja Nossa Senhora do Amparo – Centro

28/11 – 8h – Prevenção e diagnóstico local – Empresa Pentágono – Itapeba

29/11 – 8h – Prevenção e diagnóstico local – Empresa Engemolde – São José do Imbassaí

30/11 – 8h – Prevenção e diagnóstico local – Charque 500 – Centro

01/12 – 8h – Prevenção e diagnóstico local – Praça do Turismo – Centro

02/12 – 8h – Prevenção e diagnóstico local – prédio da Prefeitura de Maricá – Centro

Setor de DST/AIDS no Hospital Municipal Conde Modesto Leal – Todos os dias no horário de 24h (levar documento de identificação)

Campanha de prevenção acontece nos seguintes postos de saúde:

Ponta Grossa

São José do Imbassaí I

Bairro da Amizade

Chácara de Inoã

Bambuí

Espraiado

Barra de Maricá

Jardim Atlântico I e II (Itaipuaçu)

Retiro

Este conteúdo é protegido.