População compareceu, recebeu orientações e fez o exame de sangue PSA - Foto: Amanda Neto

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, através do programa de Saúde do Homem, realizou na manhã desta terça-feira (22/11), na Estratégia Saúde da Família na Mumbuca, palestra em alusão à ‘Campanha Novembro Azul’. O objetivo é conscientizar a sociedade, em especial os homens, em relação à prevenção de doenças masculinas com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A população compareceu, recebeu orientações e fez o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). As mulheres também estavam presentes e todos que desejaram receberem informações sobre o diabetes realizaram o teste de glicemia, como parte das comemorações do Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro). Coordenador da unidade, o enfermeiro Sebastião Ferreira Alves Júnior explicou que o câncer de próstata pode apresentar sintomas tal como dor ao urinar, mas que a doença pode também não apresentar sintomas. “Pode ser assintomático e esse é o problema. Por isso é importante fazer o exame PSA. Ao descobrir a doença no início, 9 em cada 10 homens são curados”, disse Sebastião.

A população aproveitou para fazer o exame e tirar dúvidas. Ricardo José Pacheco é construtor e tem 46 anos. “Nota 10 para tudo que aconteceu aqui. Eu queria fazer este exame e devido ao trabalho não tinha tempo. Hoje consegui. É ótimo prevenir e adquirir conhecimento”, destacou. Já a aposentada Thereza Silveira Gonçalves, de 74 anos, aproveitou e fez o teste de glicemia. “Maravilhosa iniciativa. É prova de que a saúde se importa com a gente”, declarou Thereza.

Leandro Bastos é coordenador do programa de Saúde do Homem em Maricá. Durante o mês realizou palestras educativas em todos os postos do município, além da Unidade de Pronto Atendimento de Inoã (UPA). Segundo ele, a orientação é essencial para chamar a atenção para a prevenção. “De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2013, 13 mil homens morreram devido ao câncer de próstata. Homens com idade a partir de 40 anos precisam realizar o exame PSA uma vez ao ano. Se houver algum histórico de doença na família, homens que ainda não tenham esta idade, também podem realizar o exame”. Ainda para o coordenador, se o câncer de próstata for descoberto precocemente, há 95% de chance de cura. “É importante prevenir, pois a doença é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil”, destacou Leandro.

Prova de que a prevenção faz toda a diferença, vale destacar a experiência do aposentado e caminhoneiro Francisco Gomes de Moraes, de 72 anos, morador de São José do Imbassaí. Ele relata não sentir nada, mas mesmo assim procurou o posto São José I no ano passado e fez o exame PSA. Constatou-se que havia alguma alteração. Rapidamente, a equipe de saúde do posto o encaminhou para hospital especializado. Realizou exames, inclusive biópsia. “Foi quando descobri que estava com câncer de próstata. Como a doença estava no início, fiz o tratamento de radioterapia no INCA e hoje estou bem. Foi muito importante fazer o PSA aqui no posto. Quero agradecer a Deus e à equipe. Se não fosse isso, não teria descoberto no início e talvez eu não estivesse mais aqui”, comentou emocionado Francisco.

Quem quiser informações sobre o programa de Saúde do Homem pode ir ao Centro de Diagnóstico, localizado no anexo ao lado do Hospital Municipal Conde Modesto Leal, as segundas, terças e quartas, das 8 às 17 horas, na Sala de Saúde do Homem. Qualquer orientação sobre prevenção e doenças também pode ser obtida no posto de saúde mais próximo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Este conteúdo é protegido.